FANDOM

"Um dia, a casa Baelish não teve terras, renome e ouro. Agora, temos isso de sobra. Que novo degrau a nova geração dessa casa irá subir? Não sejamos apressados, ainda não terminei meu trabalho."
―Petyr "Mindinho" Baelish

Casa Baelish de Fortaleza Baelish era antigamente uma casa menor que mantinha lealdade à Casa Arryn do Vale. Eles são agora os Senhores de Harrenhal.

História

A casa Baelish começou com o bisavô de Petyr, um mercenário comum de Braavos que viajou a Westeros para entrar no serviço da casa Corbray no vale de Arryn. O filho da mercenário, o avô de Petyr, era um pobre Cavaleiro Andante, que conseguiu ganhar um senhorio menor - o mais insignificante dos lordships, apenas alguns acres pedregosos na menor península dos Dedos, com uma pequena fortaleza para residir dentro.[1]

O pai de Petyr lutou na Guerra dos Reis de Nove Moedas, o ataque preventivo às forças de Maelys Blackfyre, o último dos Pretendentes Blackfyre, antes que eles pudessem tentar uma invasão de Westeros. Durante o conflito, o pai de Petyr serviu bem sob Lord Hoster Tully. Através de sua boa relação Hoster concordou em cuidar seu filho Petyr em Correrrio, uma grande honra para uma casa menor.[1]

Petyr foi para Correrrio quando tinha oito anos de idade, e fez amizade com as filhas de Hoster, Catelyn Tully e Lysa Tully. Seu irmão Edmure o apelidou zombateiramente de "Mindinho", em referência à sua pequena altura na época e à localização de suas propriedades. Petyr tornou-se apaixonado por Catelyn, mas ela nunca retornou suas afeições. Ironicamente, Lysa estava apaixonada por Petyr, mas ele só amava Catelyn. Eventualmente, quando ela estava noiva de Brandon Stark, herdeira de Casa Stark, Petyr desafiou-o a um duelo, pensando que poderia ganhar através de arrancar e coragem - ele foi prontamente dominado e quase morto, embora Catelyn pediu a Brandon para poupar sua vida. Petyr retornou ao Vale. Durante o curso da rebelião de Robert, entretanto, Brandon foi morto pelo rei louco e Catelyn casou seu irmão mais novo Eddard Stark, enquanto Lysa casou com Jon Arryn para assegurar uma aliança política com o Vale. Manipulando a paixão de Lysa consigo mesmo, Petyr congratulou-se com os serviços de Jon, primeiro como oficial de alfândega em Vila Gaivota, onde aumentou dez vezes a renda do porto. Ao ver a perspicácia financeira de Mindinho, Jon foi facilmente convencido por Lysa de trazer mais tarde Mindinho para a corte real em Porto Real, e torná-lo Mestre da Moeda.

Encarregado do tesouro da coroa, Mindinho rapidamente cresceu em um poderoso jogador na política real, e um mestre de intrigas de corte. De uma mentalidade antiga, poucos que não o conheciam suspeitariam que Mindinho era uma ameaça, vendo apenas que ele era um homem de uma Casa muito pequena, sem linhagem distinta, terras significativas ou exércitos. Em vez disso, Mindinho baseou seu poder sobre o dinheiro.[1]

Membros

Membros atuais

  • Lorde Petyr Baelish, chamado "Mindinho", Senhor de Harrenhal, Lorde Protetor do Vale, antigo Mestre de Moeda, o único membro vivo da família. Reclamante secreto do Trono de Ferro.
  • Lady Lysa Arryn, Lady Regente do Vale, sua esposa. Morta por Petyr Baelish.
  • "Alayne", sua sobrinha. Na verdade Sansa Stark. Sua verdadeira identidade foi revelada a Lord Yohn Royce, Lady Anya Waynwood, Sor Vance Corbray e Robin Arryn.

Empregados

  • Lothor Brune, cavaleiro livro no serviço de Lord Baelish.
  • {Ros}, uma prostituta do sexo feminino, e assistente pessoal de Lord Baelish. Morto pelo rei Joffrey Baratheon depois que Mindinho descobriu que ela estava espionando ele para Varys.
  • Olyvar, prostituto e informante do serviço de Lord Baelish.

Membros anteriores

  • {Baelish}, um bravossi mercenário e fundador da casa. O bisavô de Littlefinger.
  • {Baelish}, um cavaleiro andante e filho do fundador. O avô de Mindinho.
  • {Baelish}, filho do cavaleiro de hedge e pai de Mindinho. Entrou nas fileiras da pequena nobreza quando lhe foram concedidas algumas terras pequenas e muito escassas na península menor dos dedos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória