FANDOM

"Os Arryn são descendentes diretos dos invasores Ândalos... que navegaram através do Mar Estreito e vieram nas terras dos Vale."
Catelyn Stark

A Casa Arryn do Ninho da Águia (do inglês, House Arryn of the Erye) é uma das grandes casas dos Sete Reinos de Westeros. Ela governou sobre o Vale por milênios, originalmente como os Reis da Montanha e do Vale e mais recentemente, como Lordes Supremos do Vale e Guardiões do Leste sob os reis da Casa Targaryen e os reis da Casa Baratheon. O chefe nominal dessa casa é Robin Arryn, o Senhor do Ninho de Águia, visto que sua mãe, Lysa Arryn, foi secretamente assassinada pelo Mindinho, que agora governa o vale até Robin atingir a fase adulta.

Suas terras estão na região centro e leste do continente. Sua sede é o Ninho da Águia, assento ancestral dos reis da montanha. O símbolo da Casa Arryn é uma lua crescente branca e um falcão em um campo azul. Seu lema é "Tão alto como a honra" (do inglês, As high as honor).

No início da série, o lorde Jon Arryn foi morto em circunstâncias suspeitas. Sua viúva, Lysa, culpou a Casa Lannister e buscou refúgio no Ninho da Águia. Apesar de sua inimizade com os Lannisters, ela manteve-se neutra na Guerra dos Cinco Reis e pretendia utilizar as forças do Vale de defender e Robin Ninho da Águia, se necessário.

Também no FANDOM

Wiki aleatória