FANDOM


"Isso é o que somos: fantasmas. Esperando por você no escuro. Você não pode nos ver, mas nós o vemos. Não importa qual capa você use: Lannister, Stark, Baratheon, você está preso aos fracos, a Irmandade Sem Banners vai caçar você."
―Beric Dondarrion[fonte]

Beric Dondarrion' é um personagem secundário na , e temporada, tendo sua primeira aparição em Uma Coroa de Ouro. Inicialmente foi enviado por Eddard Stark para as As Terras Fluviais para levar a justiça do rei até Sor Gregor Clegane devido às atrocidades do Sor cometidas no reino. Depois, Beric se tornou o líder de um grupo de foras da lei, chamado Irmandade Sem Bandeiras, que atua nas Terras Fluviais.

Depois da guerra contra os Lannister, Beric e os membros restantes da Irmandade Sem Bandeiras, incluindo o recém-recrutado Sandor Clegane, tornaram prioritário dirigir-se para o norte para ajudar a evitar a ameaça dos caminhantes brancos e do exército dos mortos. Beric, Sandor e Thoros se juntaram a Jon Snow em uma expedição além do Muro em que eles planejam capturar um Caminhante para provar a ameaça dos mortos-vivos aos Senhores de Westeros. Durante a expedição, Thoros foi morto, o que significava que Beric não passaria por mais reanimações e estava assim em sua "última vida". Sua missão foi um sucesso, Beric e o resto do grupo voltaram para o sul depois de serem salvos por Daenerys Targaryen. Beric testemunhou quando os Caminhantes brancos e o exército dos mortos violaram e invadiram os Sete Reinos.

História

Beric Dondarrion é o Senhor de Portonegro e o chefe da Casa Dondarrion, uma casa vassala da Casa Baratheon. Ele é um jovem senhor que ainda gosta da sua vida como um cavaleiro, inclusive participando de torneios. Ele está visitando Porto Real quando a série começa.

1ª Temporada

Beric-Dondarrion

Beric Dondarrion recebe suas ordens para encontrar e exprimir a justiça em Gregor Clegane.

Ao ouvir as atrocidades cometidas por Sor Gregor Clegane, Lord Eddard Stark, agindo como a Mão do Rei, ordena a Lorde Beric que leva uma centena de homens, vá até Sor Gregor e o execute por traição e assassinato. Beric aceita de bom grado a tarefa.

Durante a batalha, Beric é morto pela Montanha, que conduz uma lança através de seu peito. Thoros de Myr o ressuscita involuntariamente. Os sobreviventes da batalha formaram a Irmandade Sem Bandeiras.

3ª Temporada

Beric Dondarrion and Hound Clegane S3E4

Lord Beric confronta o Cão.

Dondarrion se reúne Thoros na sede da Irmandade Sem Bandeiras e fica surpreso ao ver que capturaram Sandor Clegane. Beric revela que ele se converteu à religião do Senhor da Luz. Depois que Arya Stark acusa o Cão de matar, Beric o condena a julgamento por combate, pois não há outra testemunha para confirmar sua culpa e se escolhe como rival de Clegane.

Usando magia, Beric acende sua lâmina com fogo, inicialmente dando-lhe uma vantagem durante a luta devido ao medo de fogo de Sandor. No entanto, a força superior de Sandor eventualmente prova-se suficiente para dominar Beric e com um poderoso deslize Sandor corta profundamente o ombro de Beric, quase cortando todo o braço e cortando sua espada flamejante. Arya tenta matar o Cão enquanto ele tenta extinguir o fogo do seu escudo que havia sido incendiado durante a luta, mas ela é interrompida por Gendry. Sandor diz a Arya sobre como os deuses o preferem sobre sua amiga, mas ele é interrompido e chocado por Beric, que foi revivido e curado por Thoros usando o poder do Senhor da Luz. Como Sandor efetivamente ganhou a luta, Beric declara-o inocente e liberta-o, mas mantém Arya com a Irmandade, com a intenção de resgatá-la para a mãe e o irmão em Correrio.

Clegane Kills Beric s3e5

Clegane mata Beric.

Mais tarde, Beric relembra os tempos em que ele foi morto com Thoros e Arya. Arya pergunta brevemente se Thoros pode reviver um homem sem cabeça, referindo-se claramente a seu pai, mas Beric simplesmente elogia a natureza honrosa de Eddard e diz-lhe o efeito colateral de sua ressurreição: com cada reavivamento, ele perde algumas de suas memórias e é menos ele mesmo, uma vida que ele não deseja para Eddard. O grupo é encontrado mais tarde por Melisandre, que busca Gendry. Melisandre examina brevemente Beric e está claramente atônita em como Thoros conseguiu revivê-lo tantas vezes. Contra os desejos de Arya, Beric vende Gendry a Melisandre por ouro, uma decisão que mais tarde leva Arya a abandoná-los. Quando Beric informa a Arya de que eles estarão atrasando a resgatá-la para lançar um ataque contra alguns soldados de Lannister, é a última gota e Arya foge do grupo.

6ª Temporada

No One 17

Beric e Thoros são confrontados pelo Cão

Beric se prepara para enforcar Lem e outros dois membros por atacar uma comunidade que estava construindo um septo, manchando o bom nome da Irmandade. No entanto, Sandor Clegane, que se tornou um membro da comunidade, está caçando Lem e exige que ele seja autorizado a matar o homem como vingança. Depois de alguns argumentos, Beric e Thoros permitem que o Cão mate dois dos homens, por respeito pela perda de seu amigo, mas se recusam a permitir que ele os matasse de maneira bárbara. Beric mata pessoalmente o terceiro homem. Mais tarde, Beric oferece a Sandor um lugar na Irmandade, pois ele precisa de homens bons. Ele diz que há "ventos frios" no Norte e ele pretende detê-los.

7ª Temporada

GOT Season 7 17

Beric viaja para o norte.

A Irmandade sem Bandeiras viaja através da neve grossa. Eles decidem se abrigar para a noite em uma aldeia abandonada, mas Sandor acha que não é seguro. Beric rejeita o desconforto de Sandor e ordena que eles criem um acampamento para a noite. Os homens entram em uma caça onde descobriram os cadáveres do fazendeiro e sua filha Sally. Parece que o pai matou sua filha e ele mesmo para que eles não morreriam de fome.

Sandor diz que lembra de ver Beric no torneio em Porto Real. Beric diz que não sabe o que R'hllor, o Senhor das Luz, está falando. Sandor observa que ele não acredita na justiça divina, citando o destino do pai e sua filha e que Beric devia estar morto em seus lugares.

BericJon

Beric e Jon discutem seu propósito

Enquanto se dirigem para o norte, Beric, Sandor e Thoros são capturados por Tormund e os selvagens que servem ao sul do Muro. Os três são encarcerados nos glaciares até serem abordados por Jon Snow, juntamente com Jorah Mormont e Gendry. Apesar da desconfiança inicial, particularmente na parte de Gendry, pois Beric e Thoros o venderam para Melisandre, Jon decide que eles estão do mesmo lado e os liberta. Beric, Thoros e Sandor juntam-se a Jon, Gendry, Jorah e Tormund na sua missão ao norte do Muro para ajudar Jon a capturar um Caminhante para trazer para Cersei Lannister.

Ao viajar além do Muro, Beric e Jon conversam. Beric afirma que Jon não se parece muito com seu pai, o que pega Jon de surpresa. Beric revela que foi Eddard Stark quem enviou ele e Thoros para caçar o Montanha. Revelando que ele ouviu falar de Tormund que Melisandre trouxe Jon de volta da morte, Beric diz a Jon que Thoros o trouxe de volta seis vezes até agora. Beric afirma que ambos servem o Senhor da Luz. Jon responde que serve ao Norte e que o Senhor da Luz nunca falou com ele. Quando Jon afirma que não sabe o que o Senhor da Luz quer dele, Beric responde que o Senhor deseja que ambos estejam vivos para que possam lutar pela própria vida. Beric afirma que a morte é o inimigo e que, embora o inimigo sempre vença, eles ainda precisam lutar contra ele.

Quando uma tempestade de neve começa, o grupo é subitamente emboscado por um urso polar branco. Beric e Throros acendem suas espadas para afastar a besta dos mortos-vivos e, embora o time seja capaz de derrotar o animal no esforço combinado, Thoros é atacado e gravemente ferido pelo urso. Depois que o urso foi destruído, Beric para o sangramento de Thoros com sua espada flamejante.

BericBuriesThoros

Beric queima o corpo de Thoros.

Mais ao norte, o grupo finalmente encontra um Caminhante acompanhado por um pequeno grupo de Wights. A equipe embosca o Caminhante, mas logo eles são obrigados a fugir quando a força total do exército morto vai pra cima deles. Eles fogem para uma ilha em cima de um lago congelado, o que lhes dá uma segurança temporária à medida que as ondas atravessam o gelo e são incapazes de atravessar. Rodeado de ondas, o grupo é forçado a aguardar a noite no frio. Como Jon enviou Gendry de volta para enviar uma carta a Daenerys Targaryen, ela é a última esperança do grupo de fugir do Norte vivo. Uma noite inteira passa e na manhã seguinte, o grupo percebe que Thoros congelou até a morte. Com o luto de seu amigo falecido, Beric diz uma oração por Thoros antes que ele queime seu cadáver com a espada para que ele não possa reanimar como uma luz.

GroupLastStand

O grupo faz sua última posição.

Depois de queimar Thoros, Beric se junta a Jorah e Jon, que estão discutindo que Daenerys é a única esperança deles. Beric afirma que há outro e aponta o Rei da Noite, que está observando o grupo preso de uma colina próxima. Beric afirma que o Rei da Noite é aquele que transformou todos e, assim, matar o Rei da Noite aniquilaria o exército dos mortos em um golpe rápido. Beric diz a Jon que este poderia ser o propósito que o Senhor da Luz tem para eles, pois ele dificilmente os trouxe de volta apenas para vê-los congelados. Sandor, então, lembra Beric de que ele perdeu seu padre e está assim em sua "última vida".

Eventualmente, a água congela novamente e os Caminhantes avançam. O grupo se prepara e Beric mais uma vez acende sua espada, matando alguns. As grandes massas dos mortos-vivos forçam o grupo a voltar para a ilha. Quando toda esperança parece perdida, Daenerys subitamente chega com seus três dragões Drogon, Viserion e Rhaegal. Enquanto os dois dragões mais jovens aniquilam os mortos-vivos que avançam, Daenerys pousa Drogon na ilha para que os homens possam subir no dragão. Todos, exceto Jon, entram no dragão e testemunham o Rei da Noite lançando uma lança de gelo em Viserion, acertando-o pelo pescoço e fazendo com que o dragão caísse no chão. Todos a bordo do dragão, incluindo Beric, observam com admiração e horror. Como o Rei da Noite já está preparando outro projétil, Drogon é forçado a partir e o grupo, exceto Jon, voltam para o Muro.

TormundBericRun

Beric e Tormund tentam alcançar segurança durante a Queda do Muro

Enquanto a maioria do grupo se desloca para o sul para conhecer a rainha Cersei, Beric permanece no muro junto com Tormund e seus selvagens. Enquanto ambos os homens estão em cima do Muro de frente para o norte, eles de repente testemunham a chegada dos Caminhantes brancos e do exército dos mortos. Enquanto eles estão assistindo com admiração, o Rei da Noite de repente vem em cima de um Viserion reanimado. Viserion explode seu fogo azul na parede, fazendo com que as conchas externas se quebrem. Beric e Tormund correram para escapar enquanto Viserion respirava continuamente o fogo no Muro, acabando trazendo uma grande parte dele e permitindo que os mortos entrem nos Sete Reinos. Se Beric sobrevive a esses eventos é atualmente desconhecido.

As Mortes de Dondarrion

Beric Dondarrion morreu várias vezes, apenas para ser revivido por Thoros das orações de Myr ao Senhor da Luz

Dondarrion não se recupera perfeitamente de cada uma dessas lesões físicas, mas, em vez disso, carrega cicatrizes severas de cada ferida, notadamente a marca restante ao redor de seu pescoço, quando ele foi enforcado e seu olho direito desaparecido que não voltou a crescer. Além disso, de acordo com Dondarrion ser ressuscitado carrega um pedágio pesado, afugentando-se dele e perdendo grandes pedaços de sua memória cada vez que ele é trazido de volta

Na Série

Ordem Morte
Impalado com uma lança, por Ser Gregor Clegane
Esfaqueado na barriga
Flecha nas costas.
Um machado no lado da barriga.
Capturados por soldados Lannister, incapazes de decidir se iam pendurá-lo ou pregar uma adaga nos olhos dele, eles apenas fizeram os dois.
Golpe de espada de Sandor Clegane durante um julgamento por combate.

Nos Livros

Ordem Morte
Empalado pela lança de Sor Gregor Clegane
Esmagado com uma maça no lado da cabeça por Sor Burton Crakehall
Enforcado nas Cataratas Impetuosas por Sor Amory Lorch
Esfaqueado no olho com um punhal por Sor Gregor Clegane
Morto por um arqueiro da companhia de mercenários Bravos Companheiros
Morto por Sandor Clegane em um julgamento por combate
Cedeu sua força vital para ressuscitar Catelyn Tully

Nos Livros

Ele foi a Porto Real para lutar no Torneio da Mão, celebrando a nomeação de Eddard Stark como Mão do Rei. Durante o torneio, ele perdera um cavalo em uma disputa com um cavaleiro andante e derrubado da sela por Thoros de Myr, logo após. Após a conclusão do torneio, ele permaneceu em Porto Real. Isto o levou a ser nomeado para liderar uma expedição para apreender Sor Gregor Clegane, que houvera assaltando as Terras Fluviais após a captura de Tyrion Lannister. Isso culminou na Batalha no Vau do Saltimbanco, onde ele foi morto pela primeira vez pela lança de Gregor Clegane e defendido por seu escudeiro, Edric Dayne. No momento em que Robb Stark e seus aliados estavam lutando com o exército Lannister perto do Tridente, o grupo de Beric estava continuamente assaltando os grupos Lannister que saíam para buscar suprimentos.

Rumores depois trataram Beric como desaparecido ou morto. Mas ele ainda está assaltando as forças Lannister e o grupo de Sor Gregor Clegane o está perseguindo, assim como as forças de Tywin Lannister, estacionadas em Harrenhal. Seu grupo encontra camponeses atormentados pela devastação que as forças Lannister causaram, mas não os incomoda, e tenta pagar pela comida que tiveram de levar. 

Depois, Beric é morto no Julgamento por Combate de Sandor Clegane (que foi capturado pela Irmandade), mas foi revivido por Thoros de Myr. Depois foi revelado que essa tinha sido sua 6º morte. É explicado que, após ser morto por Sor Gregor no Vau do Saltimbanco, ele foi ressuscitado por Thoros de Myr e se tornara o líder de um bando de fora da lei, a Irmandade Sem Bandeiras. Ele foi morto várias vezes, mas foi trazido à vida todas as vezes, embora a cada vez que era trazido, ele vinha com menos memórias de sua vida antes da guerra. Ele foi capturado perto do Olho de Deus e enforcado pelos Lannister, mas cortaram sua corda antes que ele pudesse morrer. Ele foi morto por Sor Burton Crakehall, enforcado por Sor Amory Lorch nas Cataratas Impetuosas. Sor Gregor enfiou um punhal através de seu olho e sua ultima morte foi pelas mãos de Sandor Clegane. No final, Beric havia se tornado um espantalho, seu corpo agredido suportando todas os machucados de suas mortes anteriores.

Em algum momento após o julgamento de Sandor Clegane, a Irmandade Sem Bandeiras enfrenta, sob a liderança de Beric, uma parte dos Bravos Companheiros no Septo de Pedra onde, mais tarde, o próprio Sandor Clegane aparece de surpresa exigindo seu ouro roubado após o Julgamento, mas ele foge novamente, impotente perante tantos homens. Mais tarde, ele procura pelas profecias do Fantasma de Coração Alto ao lado de Thoros de Myr, Limo e Tom de Seterrios, mas Arya Stark, que estava observando, é descoberta. Mais tarde, Beric perde Arya Stark (que foi capturada por Sandor Clegane).

Ele morreu de uma vez por todas quando deu sua vida para trazer de volta Catelyn Tully, cujo corpo havia sido encontrado pelos fora da lei após o Casamento Vermelho. A Irmandade Sem Bandeiras foi fragmentada com a ressurreição de Catelyn Tully, agora chamado Senhora Coração de Pedra.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.