FANDOM

A Batalha dos Vaus foi uma série de confrontos travados entre as forças da Casa Tully e da Casa Lannister num determinado momento da Guerra dos Cinco Reis.

Prelúdio

Lorde Tywin Lannister tentava impedir os saques e a queima das Terras Ocidentais retornando ao oeste e confrontando as forças do Rei Robb Stark. Para conseguir isso, precisava cruzar o Ramo Vermelho do Tridente. Sor Edmure Tully ficou sabendo dos avanços de Lorde Tywin e convocou seus vassalos, preparando-se para impedir os Lannister de cruzar o rio.[1]

Batalha

Sor Edmure organizou suas forças para que cada traessia ao norte e ao sul de Correrrio fosse defendida fortemente. Lorde Jason Mallister comandava quatro vaus, enquanto Lorde Karyl Vance comandava a defesa dos vaus a norte da fortaleza Tully. A margem oeste do Ramo Vermelho era mais alta que a leste, e mais arborizada. Os defensores usaram as árvores para esconder arqueiros, e usaram catapultas-escorpião como apoio. Sor Edmure manteve seus melhors cavaleiros na reserva, para que cavalgassem aonde fosse mais necessário.

Lorde Tywin enviou primeiro seus batedores, testando as defesas e procurando um vau não guardado. Sor Flement Brax foi enviado ao sul para achar uma brecha, e houve lutas a norte de Correrrio também. Em Moinho de Pedra, o ataque mais feroz foi feito sob o comando de Sor Gregor Clegane, que tentou ganhar a margem oeste com terríveis baixas, mas Sor Edmure o destruiu com sua reserva. Sor Addam Marbrand foi empurrado de volta por três vezes, Lorde Leo Lefford foi afogado e Sor Lyle Crakehall foi tomado prisioneiro. Ao final, o exército de Lorde Tywin não atravessou, e marchou para sudeste.[2]

Consquências

A derrota nos vaus permitiu Lorde Tywin a descobrir do ataque do Rei Stannis Baratheon sobre Porto Real, e ele redirecionou seu exército ao sul a tempo de atacá-lo na retaguarda. A vitória de Sor Edmure destruiu os planos do Rei Robb de forçar Tywin a retornar ao leste e encurralá-lo em suas próprias terras.[3]

Referências

  1. A Fúria dos Reis, Capítulo 39, Catelyn
  3. A Tormenta de Espadas, Capítulo 14, Catelyn

Predefinição:Guerra dos Cinco Reis

Também no FANDOM

Wiki aleatória