FANDOM

A Batalha das Ilhas Escudo foi a batalha que iniciou a campanha do Rei Euron Greyjoy. Ocorreu nas Ilhas Escudo, na costa oeste da Campina.

Introdução

Quando Euron Greyjoy foi escolhido como Rei das Ilhas de Ferro, ele prometeu conquistar os Sete Reinos e retomar o poder dos homens de ferro. Sua primeira incursão seria um ataque surpresa na desprotegida Campina, cujos exércitos lutavam nas Terras da Coroa e dos Rios.[1]

Batalha

No Vago

O Rei Euron enviou Torwold Browntooth e o Red Oarsman pelo rio Vago abaixo, para atrair os Lordes das Ilhas Escudo. O restante da Frota de Ferro aguardava perto das Ilhas Escudo para atacar. Apenas doze embarcações escaparam da emboscada. Entre os mortos estava o sor Talbet Serry. Do ponto de vista dos homens de ferro, totalizaram seis navios perdidos e trinta e oito capturados.[1]

Nas ilhas

As quatro ilhas foram capturadas com perdas severas aos seus habitantes. O Lorde Humfrey Hewett e sua família foram capturados. Sor Harras Harlaw desembarcou em Vila Severa e fincou sua bandeira sob as muralhas do castelo, desafiante seus defensores a enfrentá-lo. Ele matou todos que saíram, exceto dois, que se renderam. Após o sétimo homem ter sido derrotado, o septão do castelo declarou que os deuses haviam falado, e rendeu a fortaleza.[1]

Consequências

Após as ilhas terem sido tomadas, o Rei Euron elevou quatro novos Lordes, nomeando Nute, o Barbeiro Senhor de Escudo de Carvalho, Andrik, o Sério Senhor de Escudossul, Maron Volmark Senhor de Escudoverde e Harras Harlaw, Senhor de Escudocinza. Os Lordes vassalos de Jardim de Cima que haviam escapado da destruição das ilhas ou do Vago recuaram e aguardaram por reforços. As mulheres e crianças cujos maridos ou pais foram mortos na batalha foram vendidos como escravos pelos Nascidos do Ferro.[1] Segundo os rumores que chegaram a Porto Real, os Lordes Chester e Hewett foram mortos, o Lorde Grimm era mantido prisioneiro em seu próprio castelo e o Lorde Serry havia fugido para Jardim de Cima com o que restava de sua frota.[2]

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 O Festim dos Corvos, Capítulo 29, O Pirata.
  2. O Festim dos Corvos, Capítulo 32, Cersei.

Predefinição:Guerra dos Cinco Reis

Também no FANDOM

Wiki aleatória