FANDOM

"Baelor" é o nono episódio da primeira temporada de Game of Thrones. É o nono episódio da série ao todo. Estreou em 12 de junho de 2011. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Alan Taylor.

RESUMO

No Acampamento Lannister

Durante um jantar, Tywin revela que seu filho Tyrion e seus aliados bárbaros vão lutar na vanguarda do exército. Tyrion suspeita que seu pai quer que ele morra. Tyrion retorna para sua barraca e encontra a prostituta Shae, que Bronn trouxe para ele seguindo suas ordens. Os três trocam histórias e Tyrion revela que quando tinha 16 anos casou com uma mulher chamada Tysha, que havia sido resgatada por ele e seu irmão Jaime. Quando seu pai soube do casamento, fez Jaime confessar que Tysha era uma prostituta contratada. O pai então fez Tyrion assistir enquanto todos os guardas faziam sexo com ela e pagavam com uma moeda de prata fornecida pelo próprio Lorde Tywin.

Mais tarde, Tyrion é acordado por Bronn quando as forças Stark se aproximam. Tyrion sai de sua tenda vestido com uma armadura e ordena que os bárbaros lutem, mas ele é pisoteado quando todos correm para a guerrear. No momento em que recobra a consciência, a batalha já terminou e foi vencida. Lorde Tywin revela que os Stark contavam com apenas 2 mil homens e questiona onde estão os outros 18 mil.

Nas Gêmeas

O exército Stark chega até as Gêmeas, uma ponte fortificada controlada pelo rabugento Lorde Walder Frey, que é juramentado a Hoster Tully, pai de Catelyn. Porém, Lorde Frey fechou a ponte e se recusa a deixar o exército passar, o que leva Catelyn a negociar pelos interesses de Robb. Depois de alguma barganha, Frey permite que o exército Stark cruze as Gêmeas e ainda coloca algumas de suas tropas para lutar contra os Lannister. Em troca, ele quer que Robb e Arya se casem com seus filhos no futuro. Robb aceita o acordo relutantemente.

Depois de cruzar o rio, Robb divide suas forças. Ele envia os já mencionados 2 mil homens para distrair o exército de Lorde Tywin. Com a falsa informação que Robb passou para o batedor Lannister capturado, Lorde Tywin acreditava que enfrentaria toda a força dos Stark. Mas o restante do exército ataca Jaime Lannister e consegue derrotar e capturar o irmão da Rainha. Aprisionado, Jaime desafia o inimigo para um duelo particular para resolver as diferenças, mas Robb recusa o desafio.

Na Muralha

O Lorde Comandante presenteia Jon Snow com uma antiga espada da Casa Mormont feita de aço valiriano chamada Garralonga. A espada foi feita originalmente como um presente para Ser Jorah antes do exílio, mas é entregue como reconhecimento por Jon ter salvo o Lorde Comandante do patrulheiro morto-vivo. Mas Jon fica perturbado quando Sam conta sobre a guerra contra os Lannister por sentir que deveria ajudar Robb.

O Maester Aemon chama Jon para dizer porque os membros da Patrulha da Noite não podem se casar: isso forçaria eles a escolher entre seu dever com a ordem e sua lealdade aos entes queridos. O Maester diz que conhece esse sentimento porque ele é Aemon Targaryen, o tio do Rei Louco Aerys Targaryen e tio-avô de Daenerys. Quando os Targaryen foram derrotados e exilados, ele teve que permanecer na Muralha e não ajudou sua família. Aemon diz que Jon precisa escolher entre seu dever com a Patrulha da Noite e sua família, mas lembra que as consequências de sua escolha vão assombrá-lo pelo resto de sua vida.

Em Lhazar

Khal Drogo delira com a infecção causada pelo ferimento que sofreu de Mago e cai de sua sela, um sinal de fraqueza entre os dothraki. Daenerys leva Drogo para sua tenda e chama Mirri Maz Duur para ajudar. Mas Ser Jorah Mormont aconselha Daenerys a fugir, pois os dothraki só respeitam os que são fisicamente fortes. Ele explica que se Drogo morrer, Qotho e os outros irmãos de sangue vão lutar entre si para escolher o sucessor e o vencedor vai matar Daenerys e seu filho para evitar que a criança cresça e se torne um rival. Daenerys se recusa a abandonar seu marido, mesmo quando Mirri diz que ela não pode salvá-lo e que o melhor seria dar a ele uma morte rápida e limpa. Daenerys fica desesperada e pede que Mirri use magia de sangue, mesmo com os alertas de que nesse tipo de feitiço só a morte pode pagar pela vida. Mirri leva Drogo para sua tenda, ordena que todos saiam do lugar e que ninguém entre durante o feitiço. Qotho fica chocado com as ações de Daenerys e tenta impedir o feitiço, mas é morto por Mormont quando tenta interferir. Daenerys entra em trabalho de parto prematuro, mas nenhum dos dothraki que ajudar por acharem que ela está amaldiçoada. Mormont fica sem saída e entra na tenda de Drogo para pedir a ajuda de Mirri.

Em Porto Real

Varys visita Ned na masmorra e diz que se ele fizer uma falsa confissão e jurar lealdade ao Rei Joffrey sua vida será poupada. Cersei concordou em mandar Ned para a Patrulha da Noite como forma de exílio. Ned inicialmente se recusa, mas concorda quando Varys alerta que a vida de Sansa também está em jogo.

Arya tem vivido como mendiga nas ruas de Porto Real desde que escapou dos Lannister. Ela vê uma multidão se reunindo no Grande Septo de Baelor, onde seu pai será julgado perante os deuses. Para conseguir enxergar através da multidão, Arya sobe na estátua de Baelor, o Abençoado. Quando é levado para o meio do povo, Ned vê Arya na estátua e alerta Yoren, um recrutador da Patrulha da Noite. Com Sansa, Cersei, Joffrey e o Pequeno Conselho a sua volta, Ned confessa sua traição e jura lealdade ao Rei em público. Sansa e Cersei ficam satisfeitas e pedem que Joffrey poupe a vida de Ned como havia sido prometido. Mas Joffrey quebra sua palavra e ordena que Ned seja executado. Sansa assiste a tudo horrorizada, enquanto Cersei, Varys e o Pequeno Conselho tentam impedir. Arya tenta ajudar Ned, mas é agarrada por Yoren e impedida de assistir a morte do pai. Quando vê que Arya foi resgatada, Ned aceita seu destino e é decapitado por Ser Ilyn Payne.

Também no FANDOM

Wiki aleatória