FANDOM


House-Dayne-Main-Shield
Kingsguard-Main-Shield
Arthur Dayne: "E agora começa"
Eddard Stark: "Não. Agora termina"
— Arthur Dayne e Eddard Stark no início da Batalha da Torre da Alegria[fonte]

Sor Arthur Dayne era um cavaleiro da Casa Dayne que tinha o título de "Espada da Manhã", pois possuía a espada ancestral da Casa Dayne, Amanhecer. Ele também foi membro da Guarda Real sob o Rei Aerys II Targaryen.

História

Antes

Sor Arthur era o segundo filho de Beric Dayne, Lorde de Tombastela. Como o portador da espada Amanhecer, que tinha sido forjado do metal de uma estrela caída, ele carregava o título de "A Espada da Manhã". Ele foi enviado para lidar com a Irmandade da Mata do Rei e depois matou o Cavaleiro Sorridente em duelo.

6ª Temporada

Sor Arthur Dayne é visto com Sor Gerold Hightower, o Senhor Comandante da Guarda de Reis do Rei Aerys II Targaryen, em uma visão de Bran Stark. Perto do fim da Rebelião de Robert, Sor Arthur e Sor Gerold estavam protegendo a Torre da Alegria para o Príncipe Rhaegar Targaryen. Quando Lord Eddard Stark, da Winterfell, chega com os seus banqueiros, incluindo Lord Howland Reed, para resgatar Lyanna Stark, Sor Arthur e Sor Gerold Hightower impedem que os homens do Norte entrem na torre. Sor Arthur é mostrado sendo cordial com Eddard, mas se recusa a dizer-lhe por que exatamente Rhaegar queria que eles permanecessem lá ou o paradeiro da irmã de Eddard. Sabendo que não há alternativa, Sor Arthur e Sor Gerold lutam contra os homens do Norte para segurar a torre. Gerold é rapidamente morto por Lorde Eddard no corpo a corpo, mas Sor Arthur facilmente ganha a batalha contra os homens do Norte, reduzindo a maioria deles com suas duas espadas, deixando apenas ele e Eddard. Quando Bran vê-los duelar, ele observa que Dayne é um espadachim melhor do que seu pai. O Corvo de Três Olhos o corrige: "muito melhor". Dayne eventualmente ganha a batalha de Eddard, mas quando ele se move para matá-lo, Howland Reed, que havia sido ferido mais cedo na batalha, aparece atrás de Dayne e o apunha-lá na parte de trás do pescoço.

Screen Shot 2016-05-09 at 5.10.59 PM

Sor Arthur é esfaqueado por Howland Reed

Sor Arthur é mortalmente ferido pelo ataque e cai de joelhos, segurando a espada por alguns segundos antes de deixá-la cair à medida que sua força desaparece. Os dois se olham enquanto Eddard pega Amanhecer, parecendo envergonhado de como ele havia sobrevivido. Embora em agonia, Arthur parece aceitar o destino dele; ele havia cumprido seu dever. Eddard dá o último golpe, matando o lendário Espada da Manhã e poupando-o de uma morte mais lenta e cruel.

Depois de matar Dayne, Eddard corre para a torre onde ele encontra Lyanna, morrendo depois de ter dado à luz o último filho vivo de Rhaegar, a quem Eddard passaria como seu filho bastardo, Jon Snow.

Personalidade

"O meu pai disse que ele era o melhor espadachim que ele já viu."
Bran Stark cita o respeito de seu pai por Sor Arthur Dayne[fonte]


Sor Arthur Dayne era um cavaleiro lendário e um dos melhores homens que se juntaram a Guarda Real, provavelmente rivalizava apenas com Sor Barristan Selmy. Ele foi extremamente corajoso, liderando o ataque à Irmandade da Mata do Rei e superando o Cavaleiro Sorridente no combate - o Cavaleiro Sorridente já havia derrotado um jovem Jaime Lannister e foi considerado um adversário terrível, o que fez com que a vitória de Arthur fosse impressionante. Quando Bran Stark vê o confronto na Torre da Alegria, ele é mostrado como um guerreiro incrivelmente habilidoso, empunhando duas espadas habilmente e dividindo-se por quase todos os adversários que enfrentou; O Corvo de Três Olhos apontou que Arthur era muito superior a Eddard Stark e a única razão pela qual ele perdeu foi porque ele foi atingido por trás por Howland Reed.

Anos depois, Eddard Stark comentaria que Sor Arthur Dayne era o melhor guerreiro que ele já havia encontrado.

Nos Livros

Nas Crônicas de Gelo e Fogo, Sor Arthur Dayne foi um cavaleiro que alcançou status lendário quando os eventos dos livros aconteceram. Dayne empunhou Amanhecer, uma lâmina que teria sido forjada de metal do coração de uma estrela caída e tinha o título de "A Espada da Manhã" (ele nunca foi declarado ter exercido duas espadas, como retratado na Séries de TV). Ele era um amigo íntimo do Príncipe Rhaegar Targaryen.

Foi Arthur Dayne, que nomeou Jaime Lannister como um membro da Guarda Real. Jaime lembrou que quando Sor Arthur Dayne lutava com Amanhecer na mão, ele era imparável, mesmo contra inimigos extraordinários.

Arthur Dayne é lembrado como o maior cavaleiro de sua geração, não só na habilidade marcial mas em valor e virtude como um verdadeiro cavaleiro. Mesmo Barristan Selmy, uma lenda viva por direito próprio, pensa que Sor Arthur o superou em todos os aspectos. Sor Barristan, Jaime Lannister e até Eddard Stark ficaram maravilhados com Sor Arthur. Jaime diz a Loras Tyrell (um membro da Guarda Real nos livros) que Dayne "poderia ter matado todos os cinco com a mão esquerda enquanto ele estava mijando com a direita". O fato de que Arthur Dayne costumava ficar de pé e não fazer nada enquanto o Rei Louco realizava suas atrocidades não manchou sua reputação.

Rhaegar deixou Dayne e seus colegas da Guarda Real, Gerold Hightower e Oswell Whent, para proteger Lyanna na Torre da Alegria em Dorne. Após a Batalha do Tridente, Eddard Stark e seus companheiros chegaram à Torre para resgatá-la e foram confrontados pelos três Reis Guardas, que se recusaram a ceder. Somente Eddard e seu amigo Howland Reed sobreviveram à batalha que se seguiu. Bran Stark lembra que seu pai disse que Dayne o teria matado se não fosse Howland Reed, insinuando que Reed estava fortemente envolvido na derrota de Dayne. Como uma marca de respeito, Eddard devolveu a famosa espada de Dayne aos seus parentes.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.