FANDOM

Os habitantes de Westeros e Essos têm usado armas feitas de ferro e aço há pelo menos seis mil anos.

Armas

Quando os Primeiros Homens migraram para Westeros doze mil anos atrás, eles introduziram armas feitas de bronze (liga de cobre/estanho) para o continente. As minas de cobre da Baía dos Escravos foram usadas para produzir armas de bronze para as legiões do antigo Império Ghiscari em Essos. As armas de ferro superiores dos Ândalos foram um fator decisivo no sucesso da invasão de Westeros por eles seis mil anos atrás, varrendo os Primeiros Homens que estavam equipados com armas e armaduras feitas de bronze mais fraco. A antiga Valíria usou armas de ferro durante a sua conquista do Império Ghiscari há cinco mil anos (e é dito que tanto os Andalos como os Valyrianos aprenderam a forjar ferro dos roinares algum tempo antes). Assim, a "Idade do Ferro" do mundo conhecido começou há pelo menos seis mil anos. Com o tempo, os primeiros homens no Norte de Westeros que conseguiram repelir os Ândalos de suas terras adotaram muitos de seus costumes, tais como sua língua, sistema de escrita, e conhecimento de forjar armas do ferro.

Nos dias de hoje, as armas e armaduras de bronze são uma relíquia, não vista no campo de batalha, embora alguns dos selvagens mais sofisticados que vivem além do Muralha em Westeros forjem suas próprias armas de bronze, como fizeram seus antepassados os P​primeiros Homens. Enquanto os selvagens não têm a capacidade de forjar armas de ferro por conta própria, eles frequentemente fazem comércio com contrabandistas de armas de ferro (em troca de peles, etc), armas de ferro podem ser encontradas na posse do povo livre.

Outros materiais utilizados para fabricar armas mais exóticas incluem:

  • O aço valiriano - um aço de altíssima qualidade forjado na antiga Valíria. Após a queda de Valíria, o conhecimento de como forjar o aço Valíriano foi perdido. As atuais armas de aço de Valyrian não têm preço, e as novas armas de aço de Valyrian só podem ser feitas derretendo as preexistentes. Mesmo o conhecimento de como reforjar o aço valiriano preexistente é extremamente limitado: os ferreiros famosamente qualificados de Qohor são capazes de reforjar o aço valiriano, embora com extrema dificuldade.
  • Vidro de Dragão - uma rocha vulcânica negra afiada, igualmente conhecida como "obsidiana". Muito frágil para fazer espadas, mas incrivelmente afiada, os Filhos da Floresta uma vez faziam punhais e pontas de flecha bastante eficazes feitos de vidro de dragão.

Tanto o vidro de dragão quanto aço de Valíriano são capazes de matar Caminhantes Brancos, fazendo-os quebrar em uma pilha de pó de gelo.

Espadas

A forma mais comum de espadas são espadas longas, espadas destinadas a serem usadas com uma mão, enquanto a outra mão detém um escudo. Espadas longas são muitas vezes é o que se entende quando se é dito simplesmente "espada". Espadas grandes (também conhecido como espadas largas) são muito maiores do que espadas longas, tão grande que só podem ser empunhadas usando ambas as mãos, impedindo o uso de um escudo. As espadas bastardas (também conhecidas como "Espada de mão e meia") são de tamanho intermediário, maiores do que longas, mas suficientemente curtas para poderem ainda ser empunhadas com uma mão, embora seja preferível usar duas mãos; São chamados de espadas "bastardas" porque não se encaixam perfeitamente nas outras categorias).

Espadas grandes

Espadas bastardas

Espadas longas

Há também vários tipos de armas de lâminas que são menores do que uma espada longa, como espadas curtas e as adagas, que são ainda menores. Não há definição específica para quando uma grande adaga se torna uma espada curta. Em geral, uma adaga é uma arma secundária e não pretende ser uma arma primária.

Outras armas de lâminas

Outros tipos de arma bladed, diferindo das espadas dos cavaleiros clássicos de Westerosi incluem:

Armaduras

Os soldados têm sua própria armadura reconhecível que é usada para significar suas forças. Os exércitos do Norte costumam trajes de couro com algum trabalho de aço ou ferro, em comparação com a armadura de chapa cara das tropas bem equipadas do sul. Os culturalmente distintos Homens de Ferro, conhecido por sua falta de medo de se afogar, tendem a vestir armaduras mais pesadas do que marinheiros do continente.

Venenos

Veneno pode ser usado para matar inimigos, às vezes através de lâminas de revestimento com ele, embora a maioria das vezes para matar secretamente um alvo sem descoberta. Muitas vezes desprezado como "arma de uma mulher", devido à crença de que um homem deve ter a coragem de atacar seus inimigos diretamente.

Exércitos

Exércitos nos Sete Reinos

Os Sete Reinos de Westeros não possuem uma grande força militar permanente, como fazem algumas das Cidades Livres. Em vez disso, cada senhor permanentemente mantém apenas um séquito relativamente pequeno de cavaleiros e guerreiros pessoais bem treinados e bem equipados. Em tempo de guerra funcionam segundo o princípio dos impostos feudais, com cada senhor levantando seus próprios exércitos dos plebeus que vivem em suas terras. Os senhores geralmente podem fornecer essas forças com armaduras e armas razoavelmente padronizadas e de boa qualidade - embora às vezes, eles são pouco mais do que os camponeses empunhando ferramentas agrícolas afiadas, clubes e duendes, ou uma tábua com um prego nele. Estes são geralmente suportados por arqueiros, ou besteiros.

Em tempo de guerra, cavaleiros montados formam a espinha dorsal dos grandes exércitos de Westeros. Um único cavaleiro é um soldado profissional de elite, com extenso treinamento de combate, e equipado com as melhores armas e armaduras pesadas. Um único cavaleiro, mesmo desmontado, vale uma dúzia de soldados armados mal treinados e não treinados recrutados como tributos feudais. Cavaleiros são muito úteis para esculpir e correr para baixo da infantaria inimiga, embora eles também são a melhor arma contra os próprios cavaleiros montados do inimigo.

Cada senhor levanta uma força militar de seus vassalos em nome de seu próprio senhor suserano. Estes "porta bandeiras" marcham sob as bandeiras de guerra de seu suserano, combinando sua força com sua própria. Por exemplo, a casa Stark atrai soldados das terras imediatamente ao redor de Winterfell, mas adiciona então a estes cavaleiros e soldados de infantaria das terras da casa Umber, que por sua vez têm seus próprios porta bandeiras menores. Esta hierarquia se estende até o rei sobre o Trono de Ferro. As regiões de Westeros variam consideravelmente em população e riqueza, afetando dramaticamente o número e a qualidade dos soldados que podem ser levantados.

O rei sobre o trono de ferro nomeia quatro "Protetores" que estão destinados a comandar e coordenar exércitos regionais quando em tempos de crise, quando portas bandeiras são chamados. Os senhores regionais naquele quarto do reino devem colocar seus exércitos no comando geral do Protetor em seu quarto do reino. O Protetor do Norte guarda contra ataques selvagens de Além da Muralha, o Protetor do Leste contra o ataque do outro lado do Mar Estreito, e assim por diante.

Algumas regiões, especialmente as Ilhas de Ferro e Dorne, também se especializam em diferentes formas de combate. O Norte basicamente luta usando o mesmo estilo e táticas como Westeros do Sul, mas porque a Fé dos Sete é pouco praticada lá eles não têm cavaleiros. Eles têm cavalaria pesada do Norte, que funcionam exatamente como os cavaleiros fazem no campo de batalha, e eles são considerados cavaleiros em tudo menos no nome.

A Patrulha da Cidade de Porto Real, conhecidos como "Mantos Dourados", poderiam ser ditos como sendo uma espécie de "exército permanente" - mas eles são destinados a ser uma força policial, não de coambate. Eles não são treinados para o combate e normalmente não combatem. Isto foi visto durante a Batalha do Água Negra, quando as forças de Stannis Baratheon estavam atacando a cidade: quando a maré de batalha começou a se voltar contra eles e Joffrey fez uma retirada covarde, muitos dos Mantos Dourados também entraram em pânico e fugiram das muralhas.

Exércitos Para Lá da Muralha

A patrulha da Noite que guarda a Muralha na fronteira norte dos Sete Reinos é uma ordem militar permanente, que tomou votos de não ter terras ou títulos, não ter filhos e defender a Muralha de quaisquer ameaça. No entanto, eles estão jurados a uma estrita neutralidade política e não tomam parte nas frequentes guerras dos Sete Reinos. Quais poucas forças que a Patrulha envia além do Muro são pequenas festas de escutas, não exércitos em marcha. Com o seu número a diminuir ao longo dos séculos, o relógio tem sido deixado para se concentrar em defender a Muralha em si. A Muralha é a maior estrutura defensiva já construída, de modo que até mesmo as poucas centenas de homens que a Patrulha da Noite ainda tem deixaram podem usá-lo para conter milhares de atacantes. A Patrulha da Noite tem alguns cavalos para patrulhas, mas nenhuma cavalaria real própria.

Exércitos em Essos

As Cidades Livres em Essos são mais urbanizadas e mercantis do que Westeros, assim que confiam mais em pagar a moeda para empregar as companhias profissionais de mercenários para lutar suas guerras por elas.

As cidades da Baía dos Escravo funcionam da mesma forma, embora também treinem grande número de escravos-soldados, particularmente os famosos guerreiros-eunucos chamados Imaculados, que são treinados para obedecer rigidamente todas as ordens sem questionar.

Os nômades montados dos Dothraki dependem de ataques rápidos por cavalaria leve desarmada, evitando armaduras para confiar na velocidade e manobrabilidade. Eles também contam com arqueiros montados. Um grande tribo Dothraki é conhecido como um khalasar, cada um dos quais é governado por um Khal. Khalasars são subdivididos em khas , cada um dos quais é comandado por um capitão conhecido como ko (plural, kos). Os Dothraki demonstraram historicamente grande habilidade tática em dividir seus kos e direcioná-los para atacar forças inimigas em movimentos de pinça.

O khalasar de Khal Drogo, considerado grande, era de cerca de 40.000 cavaleiros.[1]

Marinhas

Ver artigo principal: Navios

Os Sete Reinos também empregam um grande número de forças navais. As três principais frotas são:

A maioria dos senhores nas costas mantém um grande galeão para afastar piratas e contrabandistas, juntamente com vários barcos costeiros menores. Algumas das mais poderosas casas nobres mantêm suas próprias pequenas frotas. Os Casa Hightower e Casa Tyrell são cuidadosos manter suas próprias frotas defensivas em relação aos homens de ferro - as ilhas Escudo na boca do rio Vago são guarnecidas pelo Tyrells para se defenderem dos homens de ferro que navega acima dele para atacar Jardim de Cima. Da mesma forma, os Lannister mantêm uma grande frota defensiva no Terras Ocidentais- mas raramente o afastam de Lannisporto, porque estão localizados mais próximos das Ilhas de Ferro e desconfiam de um ataque rápido.

Norte e Dorne dificilmente têm força no mar. Dorne tem uma costa muito acidentada com poucos portos naturais, e não há madeira suficiente nessa região desértica para construir uma frota. Em contraste, o Norte tem litorais maciços nos lados oriental e ocidental do continente. Essas costas são muito vastas para qualquer patrulha efetivamente patrulhar, e o Norte como um todo não é rico o suficiente para pagar uma, então seus senhores geralmente têm de reagir aos invasores do oceano, repelindo-os em terra. O Norte é, entretanto, o repouso da cidade portuária de Porto Branco, governada pela Casa Manderly, e a força que o norte tem no mar pode ser encontrada lá.

As Cidades Livres localizadas nas costas mantêm frotas muito grandes, navios de guerra e seus mercadores. Norvos e Qohor estão localizados no interior, motivo pelo qual eles não tenham navios oceânicos, embora tenham força militar na rede do Rhoyne. Baía dos Escravos e Qarth mantêm similarmente um grande número de navios para comércio e guerra.

Os Dothraki não possuem nenhuma força no mar - embora o lado norte do mar Dothraki tenha uma costa muito longa, sua base de força sempre esteve nas grandes planícies do interior. Os Dothraki infelizmente temem qualquer água que um cavalo não beba (água salgada), e são extremamente relutantes em viajar até mesmo em barcos. Os Dothraki usam navios tão raramente que sua língua nem sequer tem uma palavra verdadeira para "barco": o termo que eles usam quando eles raramente precisam descrevê-los é literalmente "cavalos de madeira", como um cavalo que eles são um meio de transporte.

As Ilhas de Verão, localizadas diretamente a sul do estreito Mar entre Westeros e Essos, também têm uma frota comercial muito grande, cujos navios são mais do que capazes de defender-se contra os piratas.

Ver também

Referências

  1. O Inverno está Chegando (episódio)