Game of Thrones Wiki
Advertisement
"Cada navio de cisne carrega uma companhia de arqueiros armados com arcos de amagodouro, que pode atingir o alvo com força suficiente para perfurar até aço."
Euron Greyjoy[fnt]

Amagodouro é uma espécie de árvore que cresce nas Ilhas do Verão. Os ilhéus do verão usam a madeira dessas árvores para criar arcos que são conhecidos por sua grande força, capazes de lançar uma tanta força que pode penetrar a armadura de aço.[1]

Nos Livros[]

Em As Crônicas de Gelo e Fogo, amagodouro é um dos vários tipos de árvores de madeira dura raras encontradas nas Ilhas de Verão. O amagodouro faz alguns dos melhores arcos do mundo, superado apenas pelo osso de dragão, embora o último seja muito mais raro (muitas vezes encontrado apenas em escavações arqueológicas em Asshai, etc.) e não renovável.

Amagodouro é, portanto, muito procurado, mas os próprios ilhéus de verão têm uma proibição estrita de qualquer exportação, reservando-se para seus próprios exércitos e marinheiros. Essa restrição foi implementada há milhares de anos depois de uma série de guerras contra escravagistas e piratas estrangeiros. No entanto, algum amagodouro ocasionalmente é contrabandeado e costuma fazer alguns objetos raros nas Cidades Livres ou Westeros; por exemplo, durante o Torneio da Mão, Jaime Lannister monta na justa usando uma esplêndida lança feita de madeira dourada.

Existem três grandes ilhas nas Ilhas de Verão, de norte a sul: Walano, Omburu e Jhala. Walano é o mais populoso, enquanto Jhala é fisicamente o maior, tão grande como os outros dois juntos. Goldenheart não cresce em Walano, no entanto, apenas em Omburu e Jhala.

Referências[]

  1. O Mar de Verão (História e Tradição)
Advertisement