Game of Thrones Wiki
Advertisement
"Os deuses não conseguiram conceber uma língua mais perfeita. É o único idioma adequado para a poesia"
Missandei[fnt]
Talisaletter

Uma carta escrita em Alto Valiriano.

Alto Valiriano é o idioma antigo de Valíria, que estava localizado no continente oriental de Essos.

Grande parte de Essos já foi dominada pelos valirianos há milhares de anos, estendendo-se das cidades livres a oeste, até a baía dos escravos no leste. Os valirianos forçaram os povos que subjugaram a falar (ou pelo menos poder conversar) na sua língua.

Após o Doom de Valiria 400 anos antes da Guerra dos Cinco Reis, "Alto Valiriano" (como se tornou conhecido) deixou de ser uma língua viva, em vez disso, sendo usado como linguagem para estudiosos em Essos e Westeros.

Westerosi normalmente não fala alto ou baixo Valiriano; Tyrion Lannister pode entender a introdução de Kinvara de Zanrush e usa o mesmo idioma para dizer "Bem-vindo a Meereen", mas depois confessa: "É tudo que sei falar em Valíriano". Pode surpreender muitos em Essos quando um Westerosi, como Daenerys Targaryen, fala fluentemente a língua.

Alto Valiriano é usado pelos sacerdotes vermelhos para se comunicar uns com os outros. Isso pode ter menos a ver com seu uso como uma linguagem litúrgica e mais a ver com o fato de que a maioria dos sacerdotes vermelhos são Essosi e Alto Valiriano é o modo mais fácil de comunicação entre eles.

Vocabulário[]

  • daor - "não". geralmente no final da frase, por exemplo, tubi daor ("não hoje") ou zaldrīzes buzdari iksos daor ("um dragão não é um escravo").
  • dracarys - ("drah-KAH-ris") A palavra em Alto Valiriano para "Fogo de Dragão". Daenerys diz "Dracarys" para Drogon, o jovem dragão, para encorajá-lo a respirar e a cozinhar sua própria carne.
  • kēli - Gato (o gato de David J. Peterson é chamado "Keli", então ele fez o substantivo para "gato" em Alto Valiriano).
  • kirimvose ou kirimvos - "obrigado".
  • kessa - "sim"
  • Skorī dēmalȳti tymptir tymis, ērinis iā morghūlis. - "Quando você joga o jogo dos tronos, você ganha ou você morre".
  • Sesīr kipi! - "E agora, nós cavalgamos!" (comando)
  • sōvēs - "Voar". Daenerys diz isso em forma plural para seus dragões em Yunkai. Ela tinha a intenção de dizer sōvēs a Drogon para que ele a tirasse do Pit de Daznak, mas, em vez disso, disse Valahd ("horizonte", informalmente, "Giddyup!" Ou "Hya!") Em Dothraki.
  • valar morghulis - "todos os homens devem morrer", no sentido de "todos os homens devem (eventualmente) morrer (mais cedo ou mais tarde)". Em todo o mundo de língua valiria, é vagamente análogo a "quem quer viver para sempre?" na medida em que é usado para indicar a aceitação de uma verdade ou tarefa potencialmente desagradável. A palavra também é uma saudação comum, especialmente em Braavos e particularmente entre a guilda de assassinos conhecidos como Homens sem rosto. Quando usado como saudação, é respondido com a frase "valar dohaeris", que se traduz em "todos os homens devem servir".
  • zaldrizes - Dragões
  • zirtys perzys - Traduzido literalmente como "fogo congelado", as palavras para Vidro de Dragão.

Pessoas que falam Alto Valiriano[]

Nos Livros[]

Alto Valiriano é uma língua morta de um império caído usado por estudiosos e nobres educados em todo um mundo medieval. O autor George R. R. Martin disse que Valíria é basicamente o equivalente de seu mundo de fantasia ao Império Romano. A maioria das pessoas na parte ocidental de Essos fala uma das línguas que derivam de Alto Valiriano, incluindo todas as cidades livres e toda a Baía dos Escravos.

Tyrion Lannister aprendeu Alto Valiriano de seus tutores, como aparentemente muitos dos nobres de Westeros fazem. Assim, embora Valíria nunca se estendesse a Westeros, muitos dos personagens mais bem educados são capazes de entendê-lo. Numerosas vezes ao longo dos livros, Tyrion ou outros personagens são observados lendo livros escritos em Alto Valiriano. Mesmo Winterfell tinha vários livros raros escritos em Alto Valiriano em sua coleção. Samwell Tarly e até Arya Stark aprenderam Alto Valiriano em seus castelos, embora eles não conheçam tanto quanto certos personagens antigos como Tyrion, que dedicaram um número considerável de anos ao estudo.

A Casa Targaryen, uma família nobre de Valíria que vivia em seu posto mais distante na ilha de Pedra do Dragão, sobreviveu ao Doom junto com seus Dragões. Presumivelmente, os Targaryens de Pedra do Dragão falaram Alto Valíriano também. Depois que os Targaryens conquistaram Westeros trezentos anos atrás, eles conversavam seus assuntos na Língua Comum dos Andalos que foi falada em todo o continente. Não está claro se os Targaryens pararam de falar completamente o Valiriano ou continuaram a ensiná-lo aos filhos.

Daenerys Targaryen conhece o alto valíriano, porém, como ela aprendeu no exílio é inexplicável. Daenerys foi mostrada na série de TV dizendo palavras de alto valíriano, como "dracarys".

Advertisement