FANDOM

House-Sete Pontas-Main-Shield.PNG
House-Fé Militante-Main-Shield.PNG
Este artigo está em construção! Você é bem vindo(a) a expandi-lo e/ou fazer as alterações necessárias.

O Alto Pardal é um personagem recorrente da 5ª temporada. Ele é representado pelo convidado especial Jonathan Pryce e apareceu pela primeira vez no episódio "High Sparrow". O Alto Pardal é o líder da seita religiosa conhecida como os pardais e é o recém-nomeado Alto Septão. Sob seu mandato como Alto Septão, a Fé Militante é restabelecida, e a Fé acumula uma influência considerável sobre o Trono de Ferro durante o reinado do Rei Tommen I. Seu nome verdadeiro é desconhecido. O Alto Pardal é imensamente sério, ameaçador, e somente ocasionalmente suave.

Biografia Editar

Antecedentes Editar

O homem que se tornaria o Alto Pardal nasceu de um sapateiro razoavelmente rico. Após o falecimento de seu pai, o jovem Pardal continuou e melhorou muito o negócio da família. Muitos cidadãos de alta renda procuraram suas mercadorias e ficaram felizes em pagar grandes somas. Por sua vez, o homem sentiu orgulho extremo em seu trabalho, muitas vezes passando noite e dia criando um par de sapatos. O Pardal tornou-se cada vez mais rico e adotou um estilo de vida extravagante. Procurou afastar-se de suas humildes raízes e assim começou a imitar a nobreza que lhe comprava. O que logo seria Septão era conhecido por dar festas luxuosas que terminavam em deboche. Depois de uma dessas noites com muito vinho e mulheres, o Pardal acordou ao amanhecer. Envergonhado do que tinha transferido, o Pardal levantou-se e deixou sua vida, sem sequer se preocupar em colocar os sapatos. Começou a ministrar aos menos afortunados porque agora sentia que estavam mais próximos dos Sete do que qualquer um.

Ele se tornou um humilde septão para fora no campo que começou a pregar a igualdade entre todos os homens e ajudar os pobres, enquanto levando-se uma vida humilde, muitas vezes denunciando os excessos e pecados da nobreza. Ele e seus seguidores começaram a falar contra o sofrimento infligido aos pequenos pelas famílias nobres em conflito na Guerra dos Cinco Reis. Como seguidores reunidos em torno dele, ele fez o seu caminho para Porto Real.

Ele surgiu como mais ou menos o líder do movimento de protesto religioso conhecido como "os pardais", e seus críticos começaram ironicamente chamando-o de "Alto Pardal" - em comparação sarcástica ao Alto Septão, o mais alto clérigo e ordenado líder da Fé dos Sete. Seus seguidores, no entanto, adotaram o apelido em orgulho, e eles mesmos começaram a chamá-lo de "o Alto Pardal" como um sinal de respeito. Ele nunca tentou se chamar assim, mas o nome pegou.[1] Depois de ser feita Alto Septão , como por tradição tornou-se proibido de sempre se referir a ele por seu nome dado novo, então o que quer que seu nome original permanece desconhecida.[2]

Embora o Alto Pardal pareça um homem idoso inofensivo, tem uma vontade de aço. Embora sua devoção aos Sete seja genuína, ele também é um homem profundamente ambicioso, buscando obter o poder político para impor o que ele vê como a vontade dos Deuses sobre o povo, quer queiram ou não.

Temporada 5 Editar

No rescaldo de seu pai assassinato, Rainha Cersei Lannister descobre a Alto Pardal é um homem humilde, servindo sopa e pão aos pobres, enquanto descalço. Ela acha o nome "Alto Pardal " bem-humorado e não faz nenhum esforço para esconder a ação que o Pardais tomaram contra o Alto Septão, embora ele admita que poderia ter sido mais cuidadoso. Cersei diz que ele não será preso ou executado, mas o Alto Septão foi preso em vez disso, o que surpreende o Alto Pardal.[1]

Através da influência da Rainha Cersei, o Alto Pardal é eleito Alto Septão. Para ganhar ainda mais o seu apoio, Cersei assina um decreto restaurar a Fé Militante, uma ordem militar sob o comando do Alto Septão com o direito de portar armas e distribuir justiça, pela primeira vez desde o reinado do rei Maegor Targaryen.[2]

O Alto Pardal depois preside o inquérito sobre as acusações de sodomia e blasfêmia contra Loras Tyrell. Ele também questiona Margaery Tyrell e Olyvar sobre os encargos. O testemunho de Olyvar convence o Alto Septão a trazer Loras a um julgamento completo, e também a prender Margaery por perjúrio e blasfêmia, como ela jurou perante os deuses que seu (falso) testemunho era verdadeiro.[3]

Enquanto esfregar o chão do Grande Septo de Baelor, o Alto Pardal é abordado por Olenna Tyrell. Depois de trocar algumas farpas e gentilezas, os dois discutem as prisões de Loras e Margaery. Rainha dos Espinhos quer que seus netos libertados imediatamente, mas o Alto Pardal recusa argumentando que as leis divinas devem aplicar-se tanto dos nobres e quanto dos plebeus.

Olena recorre a oferecer-lhe um suborno, e quando isso falha, ela ameaça fazer a Casa Tyrell cessar de abastecer o reino com suas colheitas. Pouco impressionado, o Alto Pardal desafia a matriarca Tyrell, perguntando se ela alguma vez realizou qualquer trabalho no campo. Ele acrescenta que os plebeus são muitos, enquanto os nobres são poucos, e pergunta o que acontecerá quando os muitos pararem de temer os poucos. Ele então se vira e a deixa.[4]

Mais tarde, o Alto Pardal recebeu Cersei, que chegou ao Grande Sept para ver os arranjos de prisão da Rainha Margaery, no nível mais baixo e mais antigo do Grande Septo - um simples septo de pedra com nenhum dos grandes adornos do Grande Septo que Baelor a Santíssima construu em cima. Ele lhe conta a história limitada conhecida da capela, mostrando seu amor pela simplicidade na forma como representa a fé pura e compara-a com a grandiosidade do Grande Septo. Ele usa esta comparação para mostrar como os nobres, como o Tyrell, podem ser despojados de volta para revelar a pura verdade sob a sua fachada. Ele então conta a ela sobre um rapaz alto que já se despojou dessa maneira, e acrescenta que ele tinha muito a dizer sobre ela.

Lancel Lannister, em seguida, entra na capela para ficar ao lado do Alto Pardal. Ambos silenciosamente assistindo como uma Cersei extremamente irreverente é presa por septã Unella e irmão Boake.[4]

Dias depois O Pardal Alto concorda em ver a Rainha Mãe, quando Cersei finalmente concorda em confessar seus pecados. Ele interrompe o longo discurso de Cersei de querer ser limpa novamente para ouvir sua confissão real. O Alto Pardal é relativamente satisfeito que a rainha admite ter cometido adultério com Lancel, mas afirma que o julgamento será realizado para apurar a verdade por trás das outras acusações que ela ainda nega: regicídio e incesto. Quando Cersei invoca a misericórdia da Mãe, o Alto Pardal concorda em deixá-la retornar a Fortaleza Vermelha para ver Tommen Baratheon, mas só depois de ela ter sido expiada. Antes os portões do Grande Septo, o Alto Pardal aborda o povo de Porto Real. Ele explica que, apesar de sua Rainha pecar muito, agora ela implora perdão e, assim, realizará uma caminhada de expiação do septo à Fortaleza Vermelha como os deuses a fizeram, ou seja, completamente nua e com seus longos cabelos dourados cortado.[5] Quando a rainha, uma vez orgulhosa passa por ele, o Alto Pardal não pode deixar de sorrir levemente.

Temporada 6 Editar

O Alto Pardal para Septa Unella de castigar fisicamente a Rainha Margaery. Embora se recuse a responder às perguntas de Margaery sobre o bem-estar de seu irmão, ele revela que o Rei Tommen sente falta dela. O Alto Pardal acredita que o amor entre homem e mulher é sagrado, mas o pecado pode obscurecer isso. Quando a Rainha se recusa a confessar qualquer irregularidade, ele pergunta se Margaery realmente se considera sem pecado de qualquer espécie. Ele está satisfeito quando a rainha pelo menos admite que todos cometem erros.[6]

O Alto Pardal caminha sobre Jaime Lannister e Tommen fazer reparações na cripta da Myrcella Baratheon. O rei exige falar com sua rainha. O líder da Fé informa Tommen que, enquanto Margaery não confessou e expiou, ela permanecerá em reclusão. Depois que Tommen se despede, Jaime expressa sua ira sobre a Fé ousando humilhar sua irmã, mas o Pardal brinca que Cersei estava meramente expiando todos os seus pecados hediondos, que ela "livremente" confessou. Corajosamente, Jaime exige saber se seus próprios pecados podem ser perdoados, e se move para matar o líder da Fé. O Alto Pardal declara que, embora cada membro da Fé seja pequeno e insignificante, unidos eles podem derrubar um império. Jaime logo percebe que ele está cercado pela Fé Militante e é forçado a ficar com a mão, apesar do Alto Pardal calmamente desafiá-lo a cortar o velho para baixo[7]

Mais tarde, o Alto Pardal tem uma audiência com o Rei Tommen, que pede a sua mãe Cersei para ter permissão para visitar sua filha morta, Myrcella Baratheon. O Sparrow declina o pedido do Rei alegando que Cersei não foi destituído de seus crimes; ou seja, o assassinato do Rei Robert I Baratheon e incesto. Quando Tommen critica o tratamento legalista do pardal de sua mãe, ele professa admiração pelo profundo amor entre mãe e filho, que ele atribui a Mãe. No entanto, ele garante a Tommen que ele não tem vingança contra sua mãe, mas está apenas a realização da vontade de Sete. Antes de deixar Tommen, diz ao Rei para orar ao Sete e que os deuses têm trabalhado através de seu avô e sua mãe, mesmo que não pode reconhecê-lo.[8]

O Alto Pardal convoca a Rainha Margaery. Quando a rainha entra, ele pergunta a ela para onde ela iria se ele a soltasse. Quando Margaery responde sinceramente que ela retornaria para sua família, o Alto Pardal a adverte que isso a levaria a voltar ao comportamento pecaminoso. Sua Santidade explica a Margaery como e por que ele se tornou tão piedoso e dedicado à Fé dos Sete. O Pardal, em seguida, permite que Margaery pode visitar seu irmão.[9]

Tommen vem se perguntando sobre o bem-estar de Margaery mais uma vez. O Alto Pardal é bastante complacente e admite que a Rainha sempre esteve junto ao povo comum, e agora está mostrando sinais de abraçar a Fé também. Sua alta santidade finalmente permite Tommen algum tempo sozinho com sua esposa.

Quando o exército Tyrell liderado por Jaime e Lord Mace vem para exigir a libertação de Margaery e Loras, o Alto Pardal inicialmente se recusa mesmo em face da morte. Depois de alguns momentos tensos, Sua Alta Santidade surpreende todos os presentes afirmando que Margaery não estará realizando uma caminhada de expiação. A Rainha mostrou verdadeira devoção aos Sete e até trouxe Tommen para suas fileiras, então não há necessidade de castigo de qualquer tipo. Com o Rei e a Rainha agora fiéis seguidores da Fé, o Alto Pardal ganhou o controle completo de Porto Real em tudo, menos no nome.[10]

Depois de discutir brevemente a The Mother, o High Sparrow pergunta a Margaery se eles podem discutir um assunto pessoal. Tommen disse ao Pardal que desde a liberação de sua esposa, eles ainda têm de compartilhar o leito de casamento. Margaery tenta explicar que ela está apenas pisando cuidadosamente para evitar a recaída no pecado. O Pardal assegura-lhe que uma esposa que dá a seu marido um herdeiro não é pecado, mas sim um dever. O Alto Pardal em seguida, faz uma ameaça velada contra a avó de Margaery, Olenna Tyrell, afirmando que, enquanto ela é uma mulher notável, a Rainha dos Espinho é também uma pecadora impenitente.[11]

Parece que sua Alta Santidade agora exerce influência significativa sobre o Rei Tommen, e está rapidamente se tornando o governante de fato de Porto Real. Depois de Cersei se recusa a falar com ele, ordenando que Gregor Clegane matasse um membro da Fé Militante no processo, o Alto Pardal convence Tommen para abolir julgamento por combate através de decreto real, uma vez que é considerado uma "farsa". Doravante, todos os julgamentos serão presididos por sete membros da Fé, como era nos dias antes da Casa Targaryen conquistar os Sete Reinos.[12]

No dia dos julgamentos de Cersei e Loras, o Alto Pardal e muitos da elite da cidade se reúnem no Grande Septo de Baelor. Loras é levado adiante e confessa a sua homossexualidade e pede para expiar, desistindo de seu nome e títulos como o herdeiro da Casa Tyrell.

O Alto Pardal concorda e Loras ´mutilado, tendo a estrela de sete pontas gravada em sua testa. No entanto, Cersei não aparece em seu julgamento respectivo, e o ALto Pardal envia Lancel para recuperá-la. Margaery fica desconfiada da ausência de Cersei e Tommen e tenta advertir a multidão para sair, mas o Alto Pardal descarta essas suspeitas e os impede de partir, tendo seus pardais bloqueando as portas. O fogovivo é então inflamado e destrói completamente o Grande Septo, matando inúmeras pessoas, incluindo o Alto Pardal, Rainha Margaery, e a maioria de seus seguidores.[13]

Personalidade Editar

O Alto Pardal apresenta-se como humilde, piedoso e sábio. Ele é impassível com os luxos da vida e abjura o materialismo. Enquanto alguns outros septões são indiferentes em relação aos plebeus e seus problemas, o Alto Pardal constantemente mostra preocupação e compaixão.

No entanto, por trás de uma fachada inofensiva, ele é cruel e fanático em suas crenças, bem como um inteligente e sábio jogador político e maquiavélico com uma compreensão afiada e pessoal da mentalidade narcisista de muitos dos jogadores políticos de Porto Real . Ele manipula o ressentimento de Cersei em direção a Margaery para obter o controle de Porto Real através da Fé Militante. Mais tarde, ele ganha influência sobre o ingênuo e fraco Rei Tommen Baratheon, obtendo ainda mais poder através da manipulação deliberada e exploração do jovem rei. Ele também psicologicamente torturou Cersei, Loras e Margaery para obter uma confissão sobre seus "pecados".

Não está claro se ele realmente acredita em sua piedade ou se sua humildade é apenas uma fachada para obter poder. Ele mostrou exibir um sorriso presunçoso quando ele sabe que ele tem a vantagem em um conflito, e ele exibe uma certeza bastante arrogante em sua interpretação da vontade dos Deuses. Mesmo que seja assim, se ele o faz genuinamente pelo bem maior, fortalecido pela fé ou por sua própria agenda política e arrogância - talvez uma combinação de todos eles, como muitas vezes acontece com aqueles de ambições semelhantes - não é claro. Apesar disso, ele parece não ter medo da morte, mantendo-se calmo quando Jaime ameaça matá-lo, embora isso possa ser apenas porque ele avaliou, muito corretamente, que Jaime não o mataria se significasse sua própria morte depois, Pareceu chocado quando descobriu que Cersei tinha fogovivo abaixo do Grande Septo de Baelor pouco antes de sua morte.

No entanto, apesar de suas manipulações brilhantes e seu exército de seguidores, a devoção cega do Alto Pardal finalmente levou à sua morte. Como disse Cersei, porque ele não tinha nenhum uso para qualquer coisa no mundo material, ele estava sem medo de qualquer ameaça que o mundo material poderia produzir. Um pouco semelhante ao a provocação de Daario Naharis contra Verme Cinzento, a falta de medo limita a compreensão de uma pessoa sobre a forma como as pessoas com medo pensam, tornando assim difícil para eles manipularem as pessoas. O Alto Pardal estava confiante de que Cersei era impotente contra ele e seus seguidores. Portanto, ele não conseguiu compreender como suas ações se tornariam extremas para eliminá-los (ou seja, explodir o Septo de Baelor com fogovivo e matar dezenas - senão centenas - de pessoas inocentes no processo).

Galeria Editar

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 Alto Pardal (episódio)
  2. 2,0 2,1 Sons of the Harpy
  3. Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados
  4. 4,0 4,1 O Presente (episódio)
  5. Misericórdia da Mãe
  6. A Mulher Vermelha
  7. Casa
  8. Quebradora de Promessas
  9. Livro do Estranho
  10. Sangue do Meu Sangue
  11. O Homem Quebrado
  12. Ninguém
  13. Os Ventos do Inverno

Também no FANDOM

Wiki aleatória