Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"Cripples, Bastards, and Broken Things" é o quarto episódio da primeira temporada de Game of Thrones. É o quarto episódio da série no total. Estreou em 8 de maio de 2011. Foi escrito por Bryan Cogman e dirigido por Brian Kirk.

Sinopse[]

Ned busca pistas sobre a morte de Jon Arryn e Tyrion é pego no lugar errado, na hora errada. Sansa começa a sentir-se como uma rainha.

Resumo[]

No Norte[]

Bran sonha com um corvo de três olhos até ser acordado por Theon Greyjoy, que pede para Hodor levá-lo ao salão principal onde uma visita o aguardava.

Tyrion Lannister é recebido de forma fria por Robb Stark. Ele pede então para ver Bran e o presenteia com um projeto de sela nova para conseguir montar de novo, mesmo aleijado. Quando questiona sobre o que ele se lembrava da queda, Meistre Luwin revela que o garoto não tinha memória daquele dia. Robb oferece estadia a Yoren e a Tyrion, mas o anão se recusa afirmando que dormiria no bordel da Vila de Inverno. Do lado de fora do salão, Theon Greyjoy confronta Tyrion, sugerindo-lhe que escolhesse Ros. O anão rapidamente repara a ausência de Lady Catelyn e questiona Theon sobre, que se recusa a responder. Tyrion então zomba da fidelidade que o rapaz Greyjoy tem com seus captores.

Em Vaes Dothrak[]

O khalasar de Khal Drogo chega a Vaes Dothrak. Viserys zomba da cidade e do povo, mas Daenerys os defende fervorosamente. Ela então conversa com Sor Jorah Mormont sobre as possibilidades de vitória caso Viserys consiga através o Mar Estreito com o khalasar de Drogo. Enquanto tomava banho com Doreah, ela e Viserys conversam sobre dragões.

Mais tarde, Daenerys tentou convidar seu irmão para um jantar, porém ele se sentiu insultado, acreditando que ela ordenava ele a comer com ela. Ele também se insulta com o fato de Daenerys tentar presenteá-lo com roupas Dothraki, e a ataca. Daenerys porém se defende, cortando o rosto de seu irmão e afirmando que se ele fizesse aquilo novamente, perderia as mãos.

Mais tarde conversando com Sor Jorah, ele revela a Daenerys que não tem fé em Viserys e sua causa, e que o povo comum dos Sete Reinos não ligam para os Targaryen exilados ou qualquer tipo de jogo que os grandes lordes jogam.

Na Muralha[]

Durante uma sessão de treino, Jon Snow, Rast, Grenn e Pypar são apresentados a Samwell Tarly de Monte Chifre. Quando Sor Alliser Thorne o bota para competir contra Rast, ele é derrotado facilmente, ao ponto de Jon ter de intervir para mandar parar de bater em Sam. Alliser então manda Grenn, Pyp e Rast atacarem Jon e Sam, que consegue derrotar os três. Sor Alliser e Rast os deixam furiosos enquanto Jon, Pyp e Grenn conhecem Sam: ele se auto-declara um covarde e agradece Snow pela ajuda.

Mais tarde em um turno de vigia ao topo da Muralha, Jon e Sam ficam juntos e o recruta mais novo conta sua história: seu pai ameaçou sua vida e o obrigou a ir até a Patrulha da Noite. Ele então revela a Jon que não era bom com espadas, não tinha boa visão, tinha medo de alturas e diversas outras coisas, e que não iria conseguir melhorar nos treinos, mas Jon o assegura dizendo que pior ele não ficaria.

Durante o café da manhã, Jon pede a Pyp e Grenn para não atacarem mais Sam durante os treinos, porém Rast zomba do trio, afirmando que se Sor Alliser pedir, ele vai bater em Sam. Durante aquela noite, o trio usou de Fantasma para intimidar Rast a contribuir e deixar Sam em paz. No dia seguinte, durante o treino, Sor Alliser percebe o receio que os recrutas tem de atacar o Sam e discute com Jon Snow. Eventualmente Jon e Sam são enviados para limparem a sala de jantar, onde o bastardo revela que era virgem, assim como Sam. Enquanto brincavam, Sor Alliser entra na sala de jantar e conta sobre como passou o último inverno para lá da Muralha, sendo forçado a cometer canibalismo com seus irmãos caídos, e revela a Jon e Sam que o dia de fazerem seus juramentos estava próximo, mas eles jamais seriam homens da Patrulha da Noite e morreriam durante o inverno.

Em Porto Real[]

Sansa Stark estuda história com sua Septa Mordane quando pergunta a ela sobre a morte de seu tio Brandon e avô Rickard Stark. Durante uma reunião no pequeno conselho, Janos Slynt alerta os conselheiros da crescente confusão na cidade devido ao torneio em homenagem a nomeação de Lorde Eddard Stark como Mão do Rei, que pede para Petyr Baelish contratar mais guardas para a Patrulha da Cidade. Ao fim da reunião, Eddard conversa com o Grande Meistre Pycelle sobre a morte repentina de Jon Arryn. Ele descobre um livro que Lorde Arryn estava lendo antes de falecer, As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos, e que suas últimas palavras foram "a semente é forte". Eddard pergunta a Pycelle sobre a possibilidade de envenenamento, que comenta suas suspeitas sobre Lorde Varys por ser um eunuco.

Mais tarde, Lorde Baelish comenta com Lorde Stark que sabia sobre sua busca ao livro de interesse de Jon Arryn, e lhe explica que a Rainha Cersei e Varys haviam tomado interesse nele. Lorde Baelish também conta a Eddard que o escudeiro de Jon Arryn, Sor Hugh do Vale, foi feito cavaleiro logo após a morte de seu mestre. Ele também dá a Lorde Stark o endereço de um ferreiro que Jon Arryn visitava constantemente semanas antes de sua morte, e recomenda a Eddard que envie alguém de confiança para falar com Sor Hugh. Jory Cassel tenta conversar com Sor Hugh, mas é ignorado por ele afirmando que seu grau de cavalaria o tornava importante demais para conversar com o capitão da guarda de Ned, e que conversaria apenas com a Mão do Rei em pessoa.

No ferreiro que Mindinho revelou a Eddard, ele encontrou Gendry, um filho bastardo do Rei Robert I Baratheon. Mais tarde, o torneio da Mão começou. A Rainha Cersei deixou as festividades e foi encontrar Lorde Stark na Fortaleza Vermelha, afirmando que estava perdendo as festividades em sua homenagem. Ela então questiona as motivações de Eddard para estar ali em Porto Real. Durante o torneio, Mindinho conhece Sansa Stark, e lhe conta sobre a história de Sandor e Gregor Clegane: Gregor havia queimado metade do rosto do irmão por vê-lo brincando com seu cavaleiro de madeira de brinquedo. Durante a primeira justa, Sor Gregor Clegane mata, aparentemente acidentalmente, Sor Hugh do Vale.

Na estalagem na estrada[]

Mais ao sul da Estrada do Rei a caminho do Porto Real, Tyrion e Catelyn acidentalmente se encontram em uma estalagem. Ela tentava passar despercebida, mas Tyrion a reconheceu e anunciou seu nome em voz alta. Catelyn então repara em homens da taverna que eram juramentados a porta-bandeiras da Casa Tully, e os faz prenderem Tyrion por ter conspirado na tentativa de assassinato de Bran, visto que Mindinho disse que a adaga de vidro de dragão era dele.

Aparições[]

Artigo principal: Cripples, Bastards, and Broken Things/Aparições

Primeiras[]

Mortes[]

Elenco[]

Estrelando
Estrelando também
Convidados
Não-creditado
  • Eugene Simon como Lancel Lannister
  • Desconhecido como Preston Greenfield
  • Desconhecido como Gyles Rosby

Notas do elenco[]

  • Todos os 19 membros do elenco recorrente para a primeira temporada aparecem neste episódio.
    • Este episódio marca o primeira da série em que todos os atores recorrentes estão presentes.
  • Jason Momoa (Khal Drogo) é creditado como 'estrelando também' durante os créditos do episódio.
  • Conan Stevens que fez o papel de Sor Gregor Clegane, chegou a fazer o teste para o piloto como Khal Drogo, mesmo sabendo que não conseguiria, apenas para colocar seu nome em destaque para os diretores de elenco.
  • O Senhor Comandante Barristan Selmy, Joffrey Baratheon, Sandor Clegane, Myrcella Baratheon, Tommen Baratheon e Khal Drogo aparecem apenas brevemente e não têm nenhuma linha de diálogo.
  • Alexis Barron, Robin Earle, Richard Hansen, Paul Jennings, Ramón Jiménez, László Kósa, Géza Kovács, Norbert Kovács, Balazs Lengyel, Paul Lowe, Camilla Naprous, James O'Dee, Domonkos Pardanyi, Buster Reeves, Amie Stephenson, Jonny Stockwell, Gáspár Szabó, e Heron White foram dublês neste episódio.

Produção[]

Roteiro[]

"Ainda bem, quando a oportunidade apareceu para o roteiro ser escrito, os caras falaram, 'Bem, ninguém conhece estes personagens melhor que Bryan. Vamos dar uma chance a ele'. Eu achei que era apenas um exercício quando David veio e perguntou se eu queria ficar com o quarto episódio, eu disse, 'Ah! Bem, isso é legal, tentando dar algo para eu fazer.' Nós estávamos então na pós-produção do piloto e eu não tinha muito o que fazer naquele momento, então eu achei que era um belo gesto. Então fui para casa e escrevi, então eu disse, 'Bem, ai está, este é o episódio 4'."
Bryan Cogman[[fnt]]

"Cripples, Bastards, and Broken Things" é o primeiro episódio da série a não ser escrito pelos criadores do programa e produtores executivos, David Benioff e D.B. Weiss. O roteiro foi escrito por Bryan Cogman, baseado no livro original de George R.R. Martin.

Cogman trabalhou no piloto de Game of Thrones, "Winter Is Coming", como assistente de roteiro e foi contratado para toda a série como editor de roteiros e não-oficialmente como o "guardião do mito", recebendo a tarefa de escrever a "bíblia" do programa, delineando os personagens e as informações adicionais, e garantir que o mundo que se estava construindo permanecesse consistente. Nesse cargo, Benioff e Weiss pediram que ele escrevesse o roteiro do quarto episódio. Acreditando que era apenas um exercício e que o roteiro seria eventualmente reescrito por um roteirista profissional, Cogman completou o roteiro que se tornaria o episódio quatro com uma eficiência favorável.

Seleção de elenco[]

O episódio introduz o personagem de Samwell Tarly, o novo recruta da Patrulha da Noite, um auto-assumido um covarde. O papel foi para John Bradley, o primeiro trabalho profissional do ator depois de se formar na The Manchester Metropolitan School of Theatre. A cena usada nos testes pertencia a "Cripples, Bastards, and Broken Things", com Sam explicando a Jon como seu pai o forçou a vestir Negro. De acordo com o autor do livro e co-produtor executivo da série, George R.R. Martin, Bradley fez "uma interpretação de tirar o fôlego".

O autor australiano Conan Stevens, com uma altura de 2,14m, foi escolhdido como o enorme cavaleiro Sor Gregor Clegane, conhecido nos Sete Reinos como "Montanha". Stevens procurou se juntar ao elenco da produção quando a HBO começou a desenvolver Game of Thrones. Já que o personagem de Gregor Clegane, o papel que ele acreditava ser o mais adequado para ser porte físico, não aparece no piloto, ele fez o teste para Khal Drogo na esperança de ser notado pela equipe de seleção de elenco. De fato, apesar do papel de Khal Drogo ter ficado com Jason Momoa, Stevens acabou sendo escolhido para o papel do irmão Clegane mais velho.

Outros papéis recorrentes que fazem sua primeira aparição em "Cripples, Bastards, and Broken Things" incluem Dominic Carter como Janos Slynt, Jerome Flynn como o mercenário Bronn e Joe Dempsie como o aprendiz de ferreiro Gendry. O personagem de Gendry foi envelhecido consideravelmente em relação aos livros.

Filmagens[]

O episódio foi filmado no The Paint Hall, um estúdio em Belfast, e em locações na Irlanda do Norte. As cenas que se passam no Castelo Negro começaram a ser filmadas em um grande cenário exterior construído em uma pedreira abandonada de Magheramorne. Os terrenos do arruinado Castelo de Shane foram usados como locação para o Torneio da Mão, e a área conhecida como Sandy Brae, no sopé das Montanhas Mourne, foi usada como locação para a entrada da cidade de Vaes Dothrak.

Diferenças dos livros[]

Artigo principal: Diferenças entre os livros e série de TV - Game of Thrones/Primeira Temporada

O episódio adapta os seguintes capítulos de A Guerra dos Tronos:

  • Capítulo 24, Bran IV
  • Capítulo 25, Eddard V
  • Capítulo 26, Jon IV
  • Capítulo 27, Eddard VI
  • Capítulo 28, Catelyn V
  • Capítulo 29, Sansa II
  • Capítulo 36, Daenerys IV

E um trechos do seguinte capítulo de A Tormenta de Espadas:

  • Capítulo 15, Jon II

As principais diferenças incluem:

  • A cena entre Viserys e Doreah é original, visto que ambos não tem capítulos PDV nos livros.
  • As cenas entre Jon e Sam no topo da Muralha e na sala de jantar com Sor Alliser são em partes originais, em partes adaptadas de trechos semelhantes dos livros.
  • A cena em que Daenerys e Jorah conversam sobre Viserys após Dany atacá-lo é retirada de Daenerys III, após ela fazer seu irmão andar a pé ao invés de cavalo quando ele tenta atacá-la no Mar Dothraki.
  • O sonho de Bran é fortemente diferente dos livros. Nos romances, ele está em uma constante queda e o corvo de três olhos conversa com ele. Bran também visita seus irmãos em seus respectivos lugares naquele ponto dos livros: Jon na Muralha, Arya e Sansa na Estrada do Rei (neste ponto dos livros, elas ainda não tinham chegado em Porto Real), etc. No fim, o corvo bica no meio da testa de Bran para fazê-lo "voar".

Recepção[]

Audiência[]

"Cripples, Bastards, and Broken Things" atraiu 2.5 milhões de espectadores em sua primeira exibição, um pequeno aumento em relação aos 2.4 milhões de espectadores do episódio anterior. Incluindo sua reprise, o número total para a noite foi de 3.1 milhões, igualando os números atingidos pelo episódio anterior.

Recepção da crítica[]

"Cripples, Bastards, and Broken Things" foi recebido com resenhas muito boas pelos críticos. Todd VanDerWerff, da A.V. Club, deu ao episódio uma nota A-, e Maureen Ryan da TV Squad deu 70/100.

VanDerWerff afirmou que esse era seu episódio favorito até o momento, "uma hora que simultaneamente parece mais propulsiva e mais relaxada que as últimas três". Ele admitiu que a melhor parte foi dada a exposição, com muitos monólogos para os personagens exporem suas motivações e pensamentos. Em sua opinião, isso foi feito de forma talentosa e eficaz.

Das diferentes narrativas do episódio, muitos críticos concordaram em indicar que as melhores foram as da Muralha. Myles McNutt da Cultural Learnings escreveu que "o período de Jon Snow na Muralha é talvez minha locação central favorita daquelas já introduzidas na série, e em grande parte devido ao trabalho feito nesse episódio", e Maureen Ryan afirmou que "elas foram excepcionalmente bem atuadas e escritas. John Bradley é uma excelente adição como Samwell Tarly, e eu continuo a ficar impressionada com a carismática interpretação de Kit Harington como Jon". Além das atuações e do roteiro, ambos concordaram que uma das razões das cenas da Patrulha da Noite funcionarem tão bem reside no fato de ser mais fácil se conectar com a história de um grupo de novos recrutas se unindo sob um treinador rude que tenta prepará-los para um perigo maior.

A cena final foi elogiada por Alan Sepinwall da HitFix, destacando a atuação de Michelle Fairley enquanto Catelyn reúne aliados para prender Tyrion.

Curiosidades[]

  • O episódio toma seu nome da uma frase falada por Tyrion a Robb.
  • Primeira menção da Rebelião Greyjoy.
    • Também marca a primeira menção dos irmãos de Theon, Rodrik e Maron, e seus tios, apesar de não ser especificado qual.
  • Primeira menção de Mance Rayder, o Rei para lá da Muralha, Lorde Hoster Tully, Lorde Walder Frey, Lorde Jonos Bracken, Thoros de Myr e Lady Shella Whent de Harrenhal.
  • Doreah diz que conheceu um homem que podia mudar de rosto, provavelmente uma referência a guilda de assassinos Homens Sem Rosto.
  • A cena de Doreah e Viserys na banheira foi planejada para o episódio anterior, mas foi movida para este.
    • Um dos dragões mencionados nesta cena é Vermithrax, do filme de fantasia de 1981 Dragonslayer.
  • Maisie Williams e Sophie Turner não estavam presentes para os ensaios durante a cena do torneio, então suas reações à morte sangrenta de Sor Hugh do Vale não foram fingidas. Isso foi sentido para adicionar autenticidade à cena.
  • Durante o Torneio da Mão, as bandeiras de várias casas nobres estão presentes. Além do lobo gigante Stark, o leão Lannister e o veado coroado Baratheon, o urso preto no verde da Casa Mormont, o sol branco no preto dos Karstark, os três cães negros da Casa Clegane e os cisnes negros e brancos da Casa Swann podem ser claramente identificado.
  • Além da entrada da Casa Baratheon, o livro As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos também mostra entradas para as Casas Umber e Blackfyre.
  • A cena entre Sansa e Septa Mordane na sala do Trono de Ferro, a cena entre Jaime e Jory Cassel e a cena entre Viserys e Doreah foram escritas no último minuto porque o corte bruto do episódio estava curto e foram filmadas em refilmagens de pós-produção. Observe que todas são tomadas internas que não precisam ser filmadas em lugares reais.
  • Este episódio marca o primeiro, e até agora, único episódio em que nenhum membro do elenco principal estava ausente.
  • Choveu fortemente durante a filmagem das cenas do Torneio da Mão em Belfast, Irlanda do Norte. Em última análise, a equipe de produção ficou surpresa de que eles foram capazes de filmar qualquer coisa.

Galeria[]

Links externos[]

v  d  e
Episódios de Game of Thrones
Advertisement