FANDOM

"Aleijados, Bastardos e Coisas Quebradas" é o quarto episódio da primeira temporada de Game of Thrones. É o quarto episódio da série no total. Estreou em 8 de maio de 2011. Foi escrito por Bryan Cogman e dirigido por Brian Kirk.

Resumo
Em Porto Real

Lorde Eddard Stark começa discretamente a investigar a morte de Jon Arryn, o Mão do Rei anterior que serviu durante anos como chefe administrativo do reino. Ao questionar o Grande Maester Pycelle, que cuidou de Arryn nos seus últimos dias, Stark descobre que as últimas palavras de Arryn foram “a semente é forte” e que ele estava lendo um livro com o título “As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos”. Ajudado por Petyr “Mindinho” Baelish e sua rede de informantes, Eddard segue outras duas pistas sobre os últimos dias de seu predecessor. Ele conversa com um aprendiz de ferreiro que Arryn visitou em seus últimos dias. Por conta da semelhança com o Rei Robert, Stark deduz que o garoto é um filho bastardo do rei. Eddard também planeja questionar o antigo escudeiro de Jon Arryn, recém-nomeado cavaleiro, mas o jovem rapaz é morto durante o torneio organizado em homenagem a Eddard. O cavaleiro responsável pela morte é Ser Gregor Clegane, também conhecido como Montanha por conta de seu tamanho. Ele é um vassalo dos Lannister e é irmão mais velho de Sandor Clegane, o Cão. Baelish conta para Sansa um segredo dos irmãos Clegane: quando crianças, Gregor queimou brutalmente o rosto de seu irmão, o que explica as cicatrizes do Cão.

Em Vaes Dothrak

O khalasar de Khal Drogo chega a cidade de Vaes Dothrak. Viserys Targaryen aguarda impaciente pelo exército que Drogo lhe prometeu como pagamento pela sua irmã Daenerys para reconquistar os Sete Reinos. Quando Viserys interpreta o convite de Daenerys para jantar como uma ordem, ele fica furioso e ataca a garota. Pela primeira vez, Daenerys revida e atinge seu irmão com a promessa de que da próxima vez que ele levantar uma mão contra ela, essa mão será cortada. Mais tarde, o cavaleiro banido Jorah Mormont diz para ela que Viserys não será um bom líder para a invasão a Westeros e que ao contrário do que Viserys acredita, o povo dos Sete Reinos não se importa sobre quem governa desde que o governo seja bom. Daenerys concorda que Viserys não pode conquistar os Sete Reinos mesmo que Drogo lhe entregue um exército.

Na Muralha

A Patrulha da Noite recebe Samwell Tarly, um recruta gordo e medroso que logo vira o alvo das provocações do mestre de armas Ser Alliser Thorne. Mais tarde Sam conta para Jon que foi forçado pelo seu pai a entrar para a Patrulha e abrir mão de sua herança por não ser considerado digno e ter sido ameaçado de morte pelo pai, que disse que disfarçaria o assassinato como um acidente de caça. Jon Snow defende Sam e convence os outros patrulheiros a não machucá-lo, o que deixa Thorne furioso. Thorne defende que seu tipo de tratamento é essencial, pois a vida ao Norte da Muralha é dura, especialmente no inverno. Ele alerta Jon e Sam para se prepararem ou não terão chances de sobreviver.

No Norte

Tyrion para em Winterfell durante seu retorno para Porto Real depois de visitar a Muralha. Ele é friamente recepcionado por Robb Stark, lorde de Winterfell durante a ausência de seu pai Eddard. Robb suspeita que os Lannister estão por trás da queda e da tentativa de assassinato ao seu irmão Bran. Apesar da recepção fria, Tyrion mostra bondade com Bran ao presentear o menino com o projeto de uma sela que permite cavalgar mesmo paraplégico. Antes de partir de Winterfell, Tyrion conversa com Theon Greyjoy, protegido da Casa Stark. Tyrion provoca Theon ao lembrar que os Greyjoy e sua terra, as Ilhas de Ferro, tentaram uma rebelião contra o Rei Robert e falharam. Ele diz que Theon é refém da família Stark.

Na Estalagem na Estrada

Mais ao Sul, Tyrion e sua pequena companhia param para passar a noite em uma estalagem na estrada. Lá ele encontra e reconhece Lady Catelyn Stark disfarçada. Com sua identidade revelada, ela pede ajuda dos vassalos de seu pai presentes na estalagem para prender Tyrion e levá-lo a julgamento pela tentativa de assassinato a Bran.

Também no FANDOM

Wiki aleatória