FANDOM

O abandono de Pedra do Dragão foi um evento durante a Guerra dos Cinco Reis, levando à primeira ação da invasão de Westeros por Daenerys Targaryen quando esta desembarcou na ilha de Pedra do Dragão.

História

4ª Temporada

Stannis Baratheon deixou sua base principal em Pedra do Dragão, juntamente com seu exército, para salvar a Patrulha da Noite na Batalha de Castelo Negro.[1] Stannis deixou o castelo totalmente desguarnecido e abandonado, levando consigo cada homem restante para ajudá-lo em sua campanha no Norte.

Entretanto, a Casa Lannister não fez qualquer tentativa de tomar o castelo, que ficou abandonado durante os três anos seguintes sob o reinado de Tommen Baratheon. Os Lannister estavam cientes de que a fortaleza estava completamente indefesa — apesar de Pedra do Dragão ser uma ilha fortificada de vital importância, comandando da aproximação naval até a Porto Real através da Baía da Água Negra.

7ª Temporada

Após a morte de Tommen, Cersei Lannister ascendeu ao Trono. Ela perguntou a Jaime onde Daenerys Targaryen provavelmente desembarcaria quando começasse sua invasão de Westeros. Jaime acertou ao estimar que ela desembarcaria primeiramente em Pedra do Dragão, uma vez que a ilha tem portos profundos para sua frota, Stannis deixou o castelo abandonado e foi lá que ela nasceu. Nem Jaime nem Cersei sugeriram enviar soldados para defender o castelo e impedir o desembarque de Daenerys.[2]

Quando Euron Greyjoy chegou a Porto Real com sua frota para propor uma aliança matrimonial com a Rainha Cersei, ele não tentou invadir a fortaleza vazia, embora tenha passado por ela duas vezes ao entrar e sair da Baía da Água Negra.[2]

Por fim, Daenerys chega com sua frota em Pedra do Dragão sem encontrar oposição. Ela entra no castelo com seus seguidores e assume o controle do mesmo, começando a planejar sua invasão do resto de Westeros.[2]

Referências

  1. "Os Vigilantes na Muralha"
  2. 2,0 2,1 2,2 "Pedra do Dragão"