FANDOM

"A Ponta Aguçada" é o oitavo episódio da primeira temporada de Game of Thrones. É o oitavo episódio da série ao todo. Estreou em 5 de junho de 2011. Foi escrito por George R.R. Martin e dirigido por Daniel Minahan.

Resumo

Nas Montanhas da Lua

Quando Tyrion e Bronn seguem em direção ao acampamento de Tywin Lannister, eles são cercados por uma das tribos bárbaras do Vale. Tyrion convence os bárbaros a escoltá-los com a promessa de ouro, armas e um exército para tomar o poder no Vale de Arryn. Tywin fica contrariado, mas concorda em manter a promessa de Tyrion caso a tribo se una a ele na luta contra os Stark. Os homens tribais concordam, mas querem que Tyrion lute ao lado deles como garantia, o que deixa Tyrion em uma posição desconfortável.

No Ninho da Águia

Catelyn questiona sua irmã Lysa sobre a carta que ela recebeu relatando os eventos em Porto Real. Lysa se recusa a enviar tropas para ajudar os Stark contra os Lannister porque só se importa com a segurança de seu filho Robin. Catelyn fica aborrecida e vai embora do Ninho da Águia.

No Norte

Depois de receber uma carta de sua irmã (veja abaixo), Robb decide que Cersei está manipulando Sansa. Ele convoca os vassalos de sua família para uma guerra contra os Lannister, para felicidade de Theon Greyjoy. Depois de ganhar o respeito do vassalo Lorde Umber e deixar Bran no comando de Winterfell, Robb e seu exército marcham para o Sul.

Nas Terras Fluviais

As forças Stark armam acampamento nas Terras Fluviais e Catelyn se junta a eles. Durante um conselho de guerra em que Robb questiona se deve atacar as forças de Tywin ou de Jaime, seus homens chegam com um batedor Lannister capturado. Robb decide deixar ele fugir com uma mensagem de que “O Inverno Está Chegando”, mas engana o rapaz ao dizer que seu exército completo de 20 mil homens vai atacar Tywin.

Na Muralha

Jon Snow, Sam e seu grupo voltam para a Muralha depois de encontrar dois corpos congelados. O Lorde Comandante reconhece os corpos como os companheiros de Benjen Stark e ordena que os cadáveres sejam examinados. Sam percebe que não há sinais de decomposição nos corpos, mesmo que eles aparentemente estejam mortos há semanas. Mais tarde, Mormont conta para Jon sobre os eventos no Sul e pede que ele mantenha seu compromisso com a Patrulha da Noite. Jon perde a cabeça quando Ser Alliser Thorne faz piadas com a traição de Eddard Stark. Jon fica furioso e ataca Thorne com uma faca, mas é segurado pelos seus companheiros e preso em seu quarto por Mormont.

Naquela noite, o lobo gigante de Jon, chamado Fantasma, começa a se comportar de forma estranha. Jon decide investigar os aposentos de Mormont. Quando ele entra no quarto, é atacado por um dos patrulheiros mortos que voltou a vida como um zumbi. O morto-vivo é imune aos ataques de Jon e continua atacando mesmo depois de perder um braço. Quando Mormont chega, Jon joga uma lanterna no zumbi, que pega fogo e finalmente é destruído. Na manhã seguinte, Mormont e a Patrulha da Noite queimam os dois corpos. Sam conta que leu que corpos tocados pelos Caminhantes Brancos são reanimados e só podem ser mortos com fogo.

Em Lhazar

O khalasar de Khal Drogo ataca vilarejos em Lhazar para juntar os fundos necessários para os navios que permitirão a invasão aos Sete Reinos. Daenerys Targaryen fica assustada com a brutalidade do khalasar. Depois de ver dothrakis usando mulheres dos vilarejos como escravas sexuais, ela ordena que Ser Jorah Mormont e seus guardas declarem que as mulheres pertencem a ela. Questionada em frente a Drogo, Daenerys defende suas ações ao dizer que ela tem esse direito como khaleesi e que os dothraki deveriam casar e não escravizar as mulheres que eles desejam. Drogo fica impressionado e fica ao lado de sua mulher. Mas um dothraki chamado Mago não se impressiona e desafia Drogo para um duelo. Mago é morto por Drogo, mas consegue causar um ferimento profundo. Daenerys se preocupa com a ferida e o Khal permite que ela peça ajuda a uma das mulheres capturadas, uma curandeira chamada Mirri Maz Duur. Os dothraki ficam furiosos por considerarem que a mulher é uma bruxa.

Em Porto Real

Depois que Ned Stark é aprisionado ao tentar enfrentar Joffrey e Cersei, os Lannister partem para o ataque contra os outros membros da sua família. Sansa é capturada, mas Arya consegue fugir depois que seu professor de espada Syrio Forel atrasa os soldados Lannister. Quando Arya corre para pegar sua espada, um garoto dos estábulos tenta prendê-la para a Rainha, mas ela fere o rapaz mortalmente antes de fugir do castelo.

Cersei convence Sansa de que para salvar a vida de seu pai, ela deve escrever uma carta para seu irmão Robb implorando que ele vá até Porto Real e jure lealdade a Joffrey. Mais tarde, Joffrey e Cersei reúnem a corte e recompensam Janos Slynt, capitão da Patrulha da Cidade, com um título de lorde. Eles também nomeiam Tywin Lannister como novo Mão do Rei. Joffrey também libera Ser Barristan Selmy de seu cargo como Lorde Comandante da Guarda Real e entrega seu posto para Jaime Lannister. Um castelo é oferecido para Selmy em reconhecimento pelos serviços prestados, mas o cavaleiro fica furioso e considera a oferta um insulto. Ele atira sua espada aos pés de Joffrey e vai embora em protesto. Sansa aproveita a oportunidade para suplicar publicamente pela vida de seu pai. Joffrey concorda em ser misericordioso caso Ned confesse sua traição e o aceite como o legítimo Rei.

Aparições

Mortes

  • Pelo menos 5 soldados Stark sem nome
  • Pelo menos 14 Aldeões sem nome

Estrelando

Curiosidades

  • O título do episódio é tirado de um dos diálogos favoritos dos fãs e do primeiro episódio da série, quando Jon Snow deu Agulha a Arya e disse a ela para se lembrar de "enfiá-los com a ponta aguçada".
  • Este é o primeiro episódio escrito por George R. R. Martin. Este foi o primeiro roteiro que Martin escreveu em quase uma década e meia.
  • Nos livros, Sansa não está com Septã Mordane quando os homens Lannister atacam. Ela tinha ido ver Cersei para pedir-lhe para interceder com Lorde Eddard sobre quebrar seu noivado para Joffrey e mandá-la de volta para Winterfell. Ela não percebe que está atraindo todos eles para seus inimigos. Cersei diz que vai ajudar, mas manda Sansa para uma sala da torre e a manteve lá sob guarda.
  • Sor Alliser trata todos os recrutas mal. Não é dito na série, mas Sor Alliser foi um firme defensor dos Targaryens e quando Robert assumiu o poder, ele foi forçado a se juntar a Patrulha da Noite. Portanto, ele não está satisfeito com seu trabalho em geral e com Eddard Stark em particular. Jon Snow, sendo o filho ilegítimo de Ned Stark, recebe atenção especial, a idéia de Eddard ser um traidor o enche de alegria.
  • Durante a cena em que Robb faz uma festa para os seus banqueiros no Grande Salão do Winterfell, as bandeiras e simbolos das Casas Hornwood (cabeça de alce em amarelo), Bolton (homem esfolado), Umber (correntes de prata em vermelho) e Karstark ( sunburst branco em preto) são claramente vistos. Na parede atrás do banco em que Bran senta duas outras bandeiras podem ser vistas, uma que parece ser o simbolo dos Manderlys (branco em azul-verde) e o outro que pode ser os Tallhart (um pinheiro) ou O simbolo dos Mormont (que também contém um pinheiro, mas o ângulo da câmera não permite que o urso Mormont seja visto).
  • Quando o Grande Jon está se levantando depois de ser mutilado pelo Vento Cinzento, um homem com o simbolo da Casa Cerwyn (um machado de batalha) em seu manto também está presente.
  • Sansa é chamado de "pequena pomba" pela primeira vez. Ao contrário do "pequeno pássaro", esse apelido é usado apenas na série.
  • Segundo o escritor Bryan Cogman, Ned Stark originalmente não iria aparecer neste episódio, porque ele estava preso. No entanto, a produção sentia que Ned era o personagem principal e o público necessário para vê-lo - apesar da insistência dos escritores de que é uma série de conjunto (e expandiria para personagens além de Ned na 2ª temporada). Portanto, a produção enviou um pedido para "manter o Ned presente" neste episódio.