Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"The Kingsroad" é o segundo episódio da primeira temporada de Game of Thrones. É o segundo episódio da série ao todo. Estreou em 24 de abril de 2011. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Tim Van Patten.

Sinopse[]

Cersei e Jaime ouvem do irmão que Bran vai sobreviver. Ned deixa Winterfell com as filhas, enquanto Snow e Tyrion rumam para o norte.

Resumo[]

No Mar Dothraki[]

Na estrada para Vaes Dothrak, Sor Jorah Mormont tenta acalmar a inquieta Daenerys Targaryen em seu recente e difícil casamento com Khal Drogo. Jorah também alerta a Viserys Targaryen que o Magíster Illyrio Mopatis havia estendido sua hospitalidade ao pretendente a rei, aconselhando-o a ficar em seu palácio. Viserys se recusa no entanto, afirmando que ficará com Drogo até ele cumprir sua parte no acordo de casamento de Daenerys: que o Khal lhe daria um exército.

Em sua tenda, enquanto Drogo fazia sexo com ela, Daenerys observa curiosa seus ovos de dragão. Na manhã seguinte ela perguntou a suas aias Irri, Jhiqui e Doreah sobre dragões. Doreah lhe conta uma antiga história que um mercador de Qarth lhe contara sobre a lua: que ela era um ovo, e haviam duas luas no céu. Uma se aproximou demais do sol e se chocou, libertando os dragões, que beberam o fogo do sol e voaram até o mundo conhecido. Daenerys então pergunta a ela o porque de um mercador lhe contaria tal história, e a aia responde que homens gostam de falar quando estão felizes. Daenerys pede então que Doreah lhe ensine a fazer Khal Drogo feliz.

À noite, quando Drogo veio ter com ela novamente, Daenerys usou os truques de cama de Doreah para satisfazer o marido, aproximando-os um pouco mais.

No Norte[]

Bran permanece em coma após um mês de ter sido jogado da Torre Quebrada por Jaime Lannister. Tyrion é acordado por Joffrey Baratheon e Sandor Clegane para avisá-lo de que partiriam de Winterfell naquele dia. Tyrion então comanda que seu sobrinho dê seus sentimentos para Lorde Eddard e Lady Catelyn Stark. Quando Joffrey se recusa, Tyrion o estapeia até o garoto ceder. Sandor avisa que o Príncipe não se esqueceria, e Tyrion responde dizendo que conta com isso. No café da manhã com seus irmãos, Jaime e Cersei Lannister, Tyrion conta que Bran vai sobreviver, de acordo com Meistre Luwin, para a felicidade de Myrcella e Tommen Baratheon, e desgosto de Jaime e Cersei. Tyrion então afirma que irá com Benjen Stark para a Muralha testemunhá-la com seus próprios olhos e "mijar na borda do mundo".

A Rainha Cersei então visita Catelyn em sua dor, que fazia um objeto sagrado da Fé dos Sete para que Bran pudesse acordar. Ela conta a Catelyn sobre seu primeiro filho com o Rei Robert I Baratheon, de cabelos escuros e olhos azuis que pereceu diante de uma febre, e diz rezar para a Mãe que retorne Bran em saúde.

Na forja de Mikken, Jon Snow preparava uma espada para sua irmã Arya quando é abordado por Jaime Lannister. Ele zomba da escolha do garoto de se juntar a Patrulha da Noite. Ao se despedir de Arya, Jon lhe dá a espada―que a menina chama de Agulha―e lhe abraça. Jon então se dirige para o quarto de Bran, onde confronta Lady Catelyn, que o menospreza por ser bastardo de seu marido. Jon despede-se de Bran com um beijo enquanto Catelyn ordena que ele saísse, para desgosto de Ned que entra no quarto na hora. Jon sai, e Ned tenta se despedir e dar forças a sua esposa, mas a mesma diz que não conseguiria ficar sem ele em sua dor.

No pátio, Jon se despede de seu irmão Robb Stark com um sorriso e um abraço, afirmando que se viriam de novo. O Rei, Benjen Stark e Lorde Eddard deixam Winterfell mais tarde, com Ned assegurando a Jon a honra que é servir na Muralha. Em toda geração da Casa Stark houve um membro servindo a Patrulha da Noite, e assegura Jon que, apesar de não ter seu nome, tem seu sangue. Quando Jon lhe pergunta sobre sua mãe, Ned promete que em seu próximo encontro com o filho bastardo conversariam sobre ela.

Na estrada para a Muralha, Tyrion e Jon conversam sobre o papel de ambos em suas respectivas famílias, e Tyrion questiona ao bastardo o que ele planejava conquistar na Patrulha, mostrando-lhe a real face da ordem atualmente: uma irmandade composta por ladrões, estupradores e o pior da sociedade para defender os Sete Reinos de selvagens e contos de fadas. Mais tarde, Tyrion, Jon e Benjen chegam a Castelo Negro na Muralha.

Na Estrada do Rei, Ned e Robert conversam sobre suas aventuras passadas, e discutem sobre o casamento de Daenerys Targaryen com Khal Drogo. Robert tem a intenção de enviar um assassino matá-la antes que pudesse engravidar, enquanto Ned se posiciona contra o assassinato de crianças, confortando Robert de que os Dothraki temem o mar salgado e jamais atravessariam com Viserys Targaryen para Westeros.

Em Winterfell, Robb assume as responsabilidades como castelão, deixando sua mãe para lidar com Bran. Mas mesmo assim, ele a repreende sobre deixar todas as responsabilidades de lado, incluindo Rickon, para cuidar de Bran, mesmo com Meistre Luwin alegando que ele ficará bem. De repente, um incêndio na biblioteca do castelo faz com que Robb deixe o quarto, e um assassino sorrateiro invade o lugar e se surpreende com o fato de Catelyn ainda estar lá, alegando que "ninguém deveria estar aqui". Ele tenta matar Bran, mas Catelyn defende seu filho até Verão chegar e matar o assassino―mas não antes dele ferir as mãos de Catelyn com um punhal de aço valiriano com cabo de osso de dragão.

Do dia seguinte, Catelyn investiga a Torre Quebrada, encontrando um fio de cabelo dourado de onde Bran caiu. Ela então conta suas suspeitas a Sor Rodrik Cassel, Meistre Luwin, Theon Greyjoy e seu filho Robb. Ela lhes diz sobre a carta de Lysa Arryn e teme que os Lannister conspiram contra o trono. Sor Rodrik observa que a lâmina era muito fina para um homem daquela aparência, e Luwin sugere alertar Lorde Eddard sobre o ocorrido. Catelyn se recusa a enviar um corvo e decide ir ela mesma para Porto Real, escoltada apenas por Rodrik para não chamar atenção.

Antes de partir, ela deixa o objeto que fazia para proteção de Bran na parede do quarto dele. Alguns dias mais tarde, Bran acorda.

Na estalagem[]

Quando a escolta real decide parar em uma estalagem na Estrada do Rei, Sansa Stark passeia com Lady até encontrar Sor Ilyn Payne e Cão de Caça. Clegane assusta a garota e Joffrey aparece logo em seguida, contando-lhe a história de Payne―e sua função como carrasco real―e chama Sansa para passear. Enquanto caminhavam, eles ouviram barulhos de madeira batendo em madeira. Para surpresa de ambos, Arya brincava com o filho do carniceiro de Eddard, Mycah. Joffrey tortura o garoto e começa a machucá-lo, até Arya bater no Príncipe com sua espada de madeira. Uma briga se inicia, e Nymeria salva sua dona, mordendo Joffrey. A loba e Arya fogem para floresta após arremessar a espada de Joffrey no rio. Logo após o desaparecimento de Arya, tanto os soldados Lannister quanto os soldados Stark buscavam a menina. Arya se vê então obrigada a expulsar Nymeria, caso contrário, temia por sua vida.

Após ser encontrada, Arya é levada diante do Rei Robert e da Rainha Cersei, onde discute com Joffrey sobre os acontecimentos. Quando o testemunho de Sansa é pedido, ela alega não se lembrar dos acontecimentos. Arya se enfurece e ataca a própria irmã, para o contentamento de Cersei, que afirma que ela é tão selvagem quanto sua loba. A Rainha então pede a morte de Nymeria, mas como ela havia fugido, sugere matar Lady. Robert não lhe nega o pedido, enfurecendo Ned. Quando Cersei pede para Sor Ilyn Payne executar a loba, Ned pede para fazê-lo, afirmando que Lady era do Norte e merecia mais que um carrasco. Ned então executa-a com pesar.

Aparições[]

Artigo principal: The Kingsroad/Aparições

Primeiras[]

Mortes[]

Elenco[]

Estrelando
Estrelando também
Convidados especiais
Não-creditado
  • Phil Barnhill como Guarda Baratheon
  • Boyd Rankin como Mikken
  • Robert Render como Porta-Bandeira Nortenho
  • Zunni como Lady
  • Frédéric André como um Cavaleiro
  • Desconhecido como Preston Greenfield

Notas do elenco[]

  • 18 de 19 membros do elenco recorrente para a primeira temporada aparecem neste episódio.
  • Jason Momoa (Khal Drogo) é creditado como 'estrelando também' durante o fim do episódio.
  • Wilko Johnson é um famoso guitarrista britânico que já tocou com bandas como Dr. Feelgood e The Blockheads. A série marca seu primeiro papel como ator.
  • Alexis Barron, Talila Helen Craig, Matt Da Silva, Razvan Gheorghiu, Paul Jennings, Derek Lea, Camilla Naprous, James O'Dee, Domonkos Pardanyi, Buster Reeves, Amie Stephenson e Gáspár Szabó foram dublês neste episódio.

Produção[]

Roteiro[]

"The Kingsroad" foi escrito pelos criadores da série David Benioff e D.B. Weiss, beaseando-se em A Guerra dos Tronos de George R.R. Martin.

Os eventos do episódio são notavelmente fiéis ao romance original. Há algumas diferenças na apresentação, como não incluir a delegação do conselho com Sor Barristan Selmy e Lorde Renly Baratheon, ou a conversa de Robert e Eddard ocorrer durante um café da manhã e não quando ambos estavam cavalgando. Algumas cenas também foram criadas especialmente para a série, como a conversa entre Catelyn e Cersei ao lado da cama de Bran, e o fato de a rainha ter um filho falecido antes de Joffrey, e o confronto entre Jon e Jaime antes do primeiro ir para a Muralha.

Seleção de elenco[]

O episódio marca a primeira aparição da atriz convidada regular Roxanne McKee. McKee foi escolida entre um grande número de candidatas para interpretar o papel de Doreah, uma escrava que trabalha como serviçal de Daenerys Targaryen.

Também foi introduzido nesse episódio o músico britânico Wilko Johnson como o carrasco Sor Ilyn Payne. O executor mudo é o primeiro trabalho como ator de Johnson.

Locações[]

As filmagens principais do episódio ocorreram nos estúdios do The Paint Hall, na Irlanda do Norte. As cenas na estalagem da Estrada do Rei foram filmadas em locação na Propriedade Redhall, em Ballycarry, durante os primeiros dias de setembro de 2010.

Filmagens[]

"The Kingsroad" tem um número significante de cenas onde os lobos gigantes aparecem e interagem com os personagens, aumentando o nível de dificuldade das cenas. Para substituir a agora extinta espécie, a equipe de produção considerou o uso de lobos reais, porém as leis de segurança do Reino Unido e o fato deles terem de contracenar com atores mirins tornou essa ideia inviável. Em vez disso, eles optaram por usar cachorros Northern Inuit devido as semelhanças dessa raça com lobos.

Trabalhar com os cachorros foi difícil. O ator Sean Bean disse que para a cena final do episódio, onde Eddard deve sacrificar Lady, o animal estava muito assustado para ficar quieto, fugindo frequentemente. Eles tiveram de ensaiar a cena várias vezes para que o cão ficasse confortável, fazendo com que uma cena que levaria apenas alguns minutos para ser filmada demorasse cerca de três horas para ser concluída.

O cachorro em particular que representou Lady, chamado Zanni, foi adotado pela família de Sophie Turner, a atriz que interpreta sua dona na série, Sansa Stark.

Diferenças dos livros[]

Artigo principal: Diferenças entre os livros e série de TV - Game of Thrones/Primeira Temporada

O episódio adapta trechos ou os seguintes capítulos inteiros de A Guerra dos Tronos:

  • Capítulo 9, Tyrion I
  • Capítulo 10, Jon II
  • Capítulo 12, Eddard II
  • Capítulo 13, Tyrion II
  • Capítulo 14, Catelyn III
  • Capítulo 15, Sansa I
  • Capítulo 16, Eddard III
  • Capítulo 17, Bran III
  • Capítulo 19, Jon III
  • Capítulo 23, Daenerys III

As principais diferenças incluem:

  • O relacionamento de Khal Drogo com Daenerys.
  • Nos livros, Cersei não teve um filho antes de Joffrey, tendo abortado diversas vezes os filhos de Robert.
  • Nos livros, Tyrion vira a noite na biblioteca antes de contar para seus irmãos que Bran sobreviveria. Na série, ele acorda no meio do canil, possivelmente após uma noite bêbado.
  • A conversa de Jon e Catelyn é maior nos livros, e Eddard não aparece na cena.
  • Eddard nunca teve a última interação com Jon nos livros igual teve na série. Não se sabe se, assim como na série, ele chegou a prometer falar de sua mãe nos livros.
  • Nos livros, antes do incidente com Arya e Mycah, ela tentava pentear sua loba Nymeria enquanto Sansa a convidava para passar o dia na casa rolante de Cersei.
  • Quando Sansa encontra Sor Ilyn Payne e o Cão de Caça nos livros, é durante a chegada de Sor Barristan Selmy e Lorde Renly Baratheon, que vieram escoltar o Rei até Porto Real.
  • Sansa e Joffrey passam horas cavalgando juntos próximos a estalagem onde o incidente com Arya e Mycah ocorreu.
  • Quando Joffrey conta sua versão da história, Lorde Renly ri pelo fato de ele ter sido desarmado por Arya. Como Renly não estava presente nesta, isto nunca ocorreu na série.

Recepção[]

Audiência[]

"The Kingsroad" atraiu o mesmo número de espectadores do episódio de estreia da série: 2,2 milhões. A reprise atraiu mais 0,7 milhões de telespectadores, de forma semelhante a "Winter Is Coming". Esses números foram considerados positivos, especialmente se for levado em conta que o episódio foi transmitido no domingo de Páscoa.

Resposta da crítica[]

A reação dos críticos ao episódio foi positiva, apesar das comparações com o episódio anterior não chegarem a uma concordância. James Hibberd, escrevendo para a revista Entertainment Weekly, considerou "The Kingsroad" um episódio melhor que o primeiro, enquanto Maureen Ryan, do weblog TV Squad, deu a "The Kingsroad" a menor nota entre os seis primeiros episódios da temporada. Ela sentiu que o episódio não tinha uma unidade temática e, enquanto ele teve alguns momentos eficazes, em alguns aspectos "não tinha faísca emocional". Por sua vez, Matt Fowler, do site de entretenimento IGN, não considerou "The Kingsroad" tão elevado quanto o primeiro episódio, mas sustentou que ele ainda era um esforço contínuo focado no deslocamento de todos os personagens principais de suas zonas de conforto.

Alan Sepinwall, do site de notícias HitFix, descreveu "The Kingsroad" como um episódio de transição e, dessa forma, "não tão excitante quanto o primeiro ou alguns dos episódios posteriores". Myles McNutt, do site sobre televisão Cultural Learnings, admitiu que ter de mover todas as partes para um lugar fez o episódio parecer um diário de viagem, porém ele considerou a falta de coesão como algo proposital, uma vez que ajudou a enfatizar a separação da família Stark e as diferentes motivações e destinos que aguardavam os protagonistas.

Curiosidades[]

  • O episódio toma o nome da Estrada do Rei, que corta grande parte de Westeros, desde Porto Real até Castelo Negro.
  • Este episódio marca a primeira menção de Wylla, a suposta mãe de Jon Snow.
  • A sequência da abertura muda neste episódio, tirando Pentos do mapa e incorporando Vaes Dothrak, embora sejam vários episódios até que Daenerys e os Dothraki cheguem lá. É a primeira vez que Vaes Dothrak e a região circundante foram retratados em um mapa, ausentes dos mapas dos livros e também no site da HBO.
  • De acordo com o escritor do episódio, Bryan Cogman, os episódios de Game of Thrones só são nomeados mais tarde em sua produção, após a conclusão da fotografia principal. O primeiro título que Cogman lançou a David Benioff para este episódio foi "A Direwolf is No Pet" (que é uma citação do episódio). Benioff respondeu fazendo Cogman prometer que, se ele nunca morresse de repente, Cogman nunca iria em nenhuma circunstância usar o título "A Direwolf is No Pet" para qualquer episódio de toda a série. Em última análise, Cogman apareceu com "The Kingsroad" como o nome desse episódio.
  • Tyrion diz que seu pai Tywin foi mão do rei há vinte anos, ao qual Jon responde: "até que seu irmão tenha matado esse rei". Esta é, na verdade, uma versão condensada do que aconteceu: Tywin foi mão por vinte anos, mas renunciou em protesto alguns anos antes da rebelião ter começado, então ele não era realmente mão quando Aerys morreu. Outras referências a esses eventos na continuidade da TV especificam que Tywin se demitiu pouco antes da rebelião.
  • Quando Joffrey oferece a Sansa mais vinho, ela diz que não deveria, pois seu pai só deixa seus filhos ter uma taça de vinho em festas especiais.
  • No primeiro episódio, o nome de Iain Glen nos créditos do título é acompanhado por um quadrado com um padrão neutro. Neste episódio, isso é corrigido, pois seu nome aparece ao lado de um quadrado que descreve um urso para Casa Mormont.

Galeria[]

Links externos[]

v  d  e
Episódios de Game of Thrones
Advertisement