FANDOM

"A Estrada do Rei" é o segundo episódio da primeira temporada de Game of Thrones. É o segundo episódio da série ao todo. Estreou em 24 de abril de 2011. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Tim Van Patten.

Resumo

No Mar Dothraki

Na estrada para Vaes Dothrak com o khalasar de Drogo, Jorah Mormont revela para Viserys que foi exilado por vender caçadores para mercadores de escravos. Viserys garante que Jorah não seria punido se ele fosse o rei e demonstra impaciência com a demora de Drogo em lhe entregar seu exército. Daenerys passa por dificuldades para se ajustar ao seu novo casamento e ao estilo de vida nômade do povo de seu marido. Ela encontra conforto na companhia dos três ovos petrificados de dragão que ganhou de Illyrio. Ela fica visivelmente distraída e com dor durante as relações íntimas com o Khal. Para conseguir mais controle de sua vida de casada, Daenerys pede para uma de suas servas, a ex-prostituta Dorah, lhe ensinar como agradar o marido.

No Norte

Bran está em coma há mais de um mês depois de ser jogado da torre por Jaime Lannister. Tyrion Lannister dá um tapa em seu sobrinho, o Príncipe Joffrey, por ter se recusado a prestar condolências aos Stark. Tyrion informa a seus irmãos que, apesar da queda, Bran vai sobreviver, para desespero dos gêmeos incestuosos.

Chega a hora das despedidas, com a família Stark tendo que se dividir. As duas filhas de Ned seguem com seu pai para a capital. Jon Snow viaja para se unir ao seu tio Benjen como um membro da Patrulha da Noite na Muralha. Tyrion, que quer ver a “fronteira do mundo” segue com ele. Antes de partir, Jon entre uma espada de presente para sua irmã Arya. Lady Catelyn Stark fica arrasada com a iminente partida de seu marido e tem feito vigia ao lado de Bran desde a queda. Por sempre ter tido ressentimentos por Jon, ela pede que o rapaz vá logo embora quando ele tenta se despedir de Bran. Cat culpa o marido por deixá-la para trás para seguir as ordens do Rei Robert. Antes de se despedir, Jon pede pergunta para seu pai sobre sua mãe, mas Ned promete que vai contar tudo sobre ela na próxima vez que eles se encontrarem. Durante uma parada para comer, Robert conta para Ned sobre as notícias do casamento de Daenerys Targaryen com Khal Drogo e sua preocupação com a possibilidade de Viserys cruzar o Mar Estreito com um exército dothraki para destroná-lo com o apoio daqueles que ainda apoiam os antigos governantes dos Sete Reinos e lhe enxergam como um usurpador. Uma noite depois da partida de Ned, um incêndio se inicia em Winterfell. Durante o caos que se instala no local, um assassino de aluguel tenta matar Bran. Catelyn consegue atrasar o assassino até que o lobo gigante de Bran pule para arrancar a garganta do homem. A tentativa de assassinato levanta as suspeitas de Catelyn. Ela encontra uma mecha de cabelos loiros na torre abandonada de onde Bran caiu e conclui que os Lannister podem estar envolvidos. Depois de conversar com conselheiros de confiança – seu filho Robb, o Maester Luwin, o Mestre-de-Armas Ser Rodrik Cassel e Theon Greyjoy, protegido dos Stark – ela decide seguir para Porto Real em segredo ao lado de Rodrik para alertar seu marido.

Na Muralha

Jon e Tyrion veem a Muralha pela primeira vez durante a viagem para o local com Benjen e outros recrutas. Na estrada, Tyrion e Jon discutem sobre a Patrulha da Noite. Tyrion logo desanima Jon de sua visão romântica sobre a Patrulha e suas nobres batalhas contra as horríveis criaturas que vivem além da Muralha. Ele lembra que hoje a Patrulha se tornou um depósito para os indesejados de Westeros: criminosos, prisioneiros e bastardos.

Na Estalagem na Estrada

No caminho para Porto Real, a comitiva do rei faz uma parada para descansar em uma estalagem. Quando os recém-prometidos Príncipe Joffrey e Sansa Stark caminham ao lado de um rio, eles encontram Arya lutando com gravetos com um amigo, um filho de açougueiro chamado Mycah. Depois de provocar o garoto, Joffrey saca sua espada para um duelo com a justificativa de que Mycah atingiu Arya, uma integrante da nobreza. Mycah e Arya tentam explicar que foi ela que pediu para lutar com ele para praticar. Quando Joffrey deixa o menino cheio de medo e dor, Arya atinge o príncipe para que seu amigo possa fugir. Furioso, Joffrey se vira contra Arya para atingi-la com sua espada quando o lobo gigante Nymeria morde seu pulso. Arya joga a espada de Joffrey no rio e corre para a floresta, onde manda Nymeria fugir e fica escondida até anoitecer. Mais tarde, Joffrey mente para sua família e acusa Arya e seu lobo de terem lhe atacado. Para não perder a preferência de seu prometido ao expor sua mentira, Sansa alega não lembrar do que aconteceu. Cansado da confusão, o Rei Robert culpa seu filho por ter se deixado desarmar por uma pequena garota e declara que cada pai punirá seus respectivos filhos. Porém, Robert cede aos pedidos de sua esposa Cersei e exige que o lobo seja morto. Como Nymeria fugiu, é a loba de Sansa que será sacrificada. Sem conseguir convencer o rei a mudar de ideia, Eddard se responsabiliza por matar a loba Lady pessoalmente. Quando ele vai para os fundos da estalagem, Eddard encontra o guarda-costas de Joffrey, Sandor “o Cão” Clegane, carregando o corpo ensanguentado do filho do açougueiro. Eddard se aproxima de Lady e segura o animal enquanto saca sua lâmina. Entristecido, ele mata a loba gigante, que solta um uivo de dor. Enquanto isso, no Norte, Bran acorda de seu coma e abre seus olhos.

Aparições

Mortes

Elenco

Estrelando

Curiosidades

  • O episódio toma o nome da Estrada do Rei, uma estrada maciça.
  • Uma mudança notável dos livros é que Renly Baratheon e Sor Barristan Selmy também aparecem viajando para o norte com Sor Ilyn Payne para se encontrar com a comitiva do Rei. Na série de TV apenas aparece Sor Ilyn e os outros dois permanecem em Porto Real até o terceiro episódio.
  • Primeira menção de Wylla, a suposta mãe de Jon Snow.
  • A seqüência da abertura muda neste episódio, tirando Pentos do mapa e incorporando Vaes Dothrak, embora sejam vários episódios até que Daenerys e os Dothraki cheguem lá. É a primeira vez que Vaes Dothrak e a região circundante foram retratados em um mapa, ausentes dos mapas dos livros e também no site da HBO.
  • De acordo com o escritor do episódio, Bryan Cogman, os episódios de Game of Thrones só são nomeados mais tarde em sua produção, após a conclusão da fotografia principal. O primeiro título que Cogman lançou a David Benioff para este episódio foi "A Direwolf is No Pet" (que é uma citação do episódio). Benioff respondeu fazendo Cogman prometer que, se ele nunca morresse de repente, Cogman nunca teria em nenhuma circunstância usar o título "A Direwolf is No Pet" para qualquer episódio de toda a série. Em última análise, Cogman apareceu com "The Kingsroad" como o nome desse episódio.
  • Nos Livros, Cersei nunca deu à luz um filho de Robert. Ela disse a Eddard Stark que ela estava grávida de um filho de Robert, mas que a criança foi abortada por odiar ele. Robert não sabia da gravidez e do aborto.
  • Tyrion diz que seu pai Tywin foi mão do rei há vinte anos, ao qual Jon responde: "Até que seu irmão tenha matado esse rei". Esta é, na verdade, uma versão condensada do que aconteceu: Tywin foi mão por vinte anos, mas renunciou em protesto alguns anos antes da rebelião ter começado, então ele não era realmente mão quando Aerys morreu. Outras referências a esses eventos na continuidade da TV especificam que Tywin se demitiu pouco antes da rebelião.
  • Quando Joffrey oferece a Sansa mais vinho, ela diz que não deveria, pois seu pai só deixa seus filhos ter uma taça de vinho em festas especiais.
  • No primeiro episódio, o nome de Iain Glen nos créditos do título é acompanhado por um quadrado com um padrão neutro. Neste episódio, isso é corrigido, pois seu nome aparece ao lado de um quadrado que descreve um urso para casa Mormont.