FANDOM

"A Escalada" é o sexto episódio da terceira temporada de Game of Thrones. É o vigésimo sexto episódio da série ao todo. Estreou em 5 de maio de 2013. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Alik Sakharov.

Sinopse

Tywin planeja uniões estratégicas para os Lannister; Melisandre faz uma visita ao Tridente. Robb se compromete a reparar a sua aliança com a Casa Frey. Roose Bolton decide o que fazer com Jaime Lannister. Jon, Ygritte e os selvagens enfrentam uma escalada perigosa.

ENREDO

Em Porto Real

Lorde Tywin Lannister se reúne com Lady Olenna Tyrell para discutir o casamento entre Ser Loras Tyrell e sua filha Cersei. Eles trocam farpas sobre a idade de Cersei e as acusações de incesto com Jaime, assim como sobre a conhecida homossexualidade de Loras. Tywim ameaça tornar Loras um cavaleiro da Guarda Real, uma ordem que exige a renúncia a herança e casamento. Olenna não gosta, mas concorda com o casamento entre Loras e Cersei.

Sansa Stark tenta se aproximar de Loras. Cersei e Tyrion Lannister acompanham a situação de perto e comparam seus futuros casamentos arranjados. Tyrion acusa a irmã de tentar matá-lo durante a Batalha de Água Negra. Tyrion descobre que foi Joffrey Baratheon que ordenou sua morte para Ser Mandon Moore, mas Cersei diz que a vida do irmão não está em perigo enquanto Tywin for a Mão do Rei. Tyrion vai até os aposentos de Sansa e revela para ela e para Shae que será com ele que Sansa terá que casar e não com Loras. Enquanto isso, Lorde Varys encontra Lorde Petyr Baelish na sala do trono. Baelish diz que sabe do acordo de Varys com Ros e conta que entregou a prostituta para ser morta por Joffrey por diversão. Mais tarde, Sansa chora enquanto vê Baelish partir em um navio e percebe que sua chance de deixar a capital se foi.

Nas Terras Fluviais

Durante uma aula de arco e flecha, Arya Stark vê Melisandre chegar acompanhada de um grupo de soldados Baratheon. Melisandre conversa com Thoros de Myr e é levada para dentro do esconderijo da Irmandade. Melisandre fica impressionada quando ouve sobre as seis mortes de Beric Dondarrion, que pergunta por que ela foi até eles. Ela diz que o Senhor da Luz precisa de alguém que está com a Irmandade e manda seus homens prenderem Gendry. Arya fica enojada quando descobre que a Irmandade entregou Gendry em troca do dinheiro de Melisandre. Arya chama Melisandre de bruxa e a mulher diz que a menina ainda vai tirar vidas e que elas vão voltar a se encontrar um dia.

O Rei do Norte Robb Stark e seus conselheiros se reúnem com Lothar Frey e Walder Negro Frey para falar sobre a aliança com a Casa Frey para um futuro ataque a Rochedo Casterly. Os Frey apresentam as exigências de Lorde Walder Frey para uma aliança: um pedido de desculpas formal de Robb, o castelo de Harrenhal e todas as suas terras e lucros, e o casamento entre Edmure Tully com Roslin Frey, uma de suas filhas. Edmure fica relutante em casar com uma mulher que nunca viu, mas termina por concordar para seguir com o acordo.

Em Harrenhal

Lorde Roose Bolton janta com Jaime Lannister e Brienne de Tarth. Bolton diz que vai enviar Jaime para Porto Real com a condição de que o Regicida jure para seu pai que Bolton não teve nada a ver com a perda de sua mão. Jaime acredita que Brienne vai acompanhá-lo, mas Bolton informa que pretende ficar com ela e prendê-la por traição.

No Norte

As tensões no acampamento aumentam entre Osha e Meera Reed antes que Bran acalme a situação. Jojen Reed tem uma convulsão enquanto dorme e Meera explica que a causa são suas visões. Quando ele acorda, Jojen conta que teve uma visão de Jon Snow cercado por inimigos.

Em outro local, o captor de Theon Greyjoy continua a torturá-lo. O garoto ameaça arrancar o dedo mindinho de Theon se ele não acertar sua verdadeira identidade e a sua atual localização. Theon faz várias tentativas e a cada erro o garoto arranca um pedaço da pele de seu dedo. Theon arrisca e diz que o garoto é um Karstark e ele está sendo torturado em Karhold por sua traição contra Robb Stark. O garoto finge por um momento que o palpite foi cerceito, mas continua arrancando a pele do dedo de Theon. O garoto diz que é tudo uma mentira e que Theon está sendo torturado apenas para sua diversão. Theon desiste e implora para que o garoto arranque seu dedo.

Além da Muralha

Samwell Tarly e Gilly param para acampar durante sua viagem para a Muralha depois de fugir da Fortaleza de Craster. Sam mostra para Gilly a adaga de vidro de dragão que ele encontrou no Punho dos Primeiros Homens e fala sobre Castelo Negro.

Acampados na base da Muralha, os selvagens se preparam para escalar liderados por Tormund Terror dos Gigantes. Jon e Ygritte conversam sobre a escalada e seu relacionamento. Ygritte revela que sabe que a lealdade de Jon ainda está com a Patrulha da Noite, mas diz que a lealdade entre eles é mais importante, sugerindo que se uniu a Mance Rayder por interesses próprios e não acreditar nele. Durante a escalada, Ygritte bate na Muralha e causa uma imensa rachadura, o que inicia uma avalanche que mata alguns selvagens e deixa ela e Jon pendurados em uma corda. Antes que Orell corte a corda, Jon consegue se prender a Muralha e salvar Ygritte. Os dois chegam juntos ao topo da Muralha, observam a paisagem lá de cima, se abraçam e se beijam.