FANDOM

A 6ª temporada de Game of Thrones foi formalmente comprada pela HBO em 8 de abril de 2014, seguindo um aumento considerável de audiência entre a terceira e a quarta temporada.[1] As temporadas 5 e 6 foram compradas simultaneamente, algo que a HBO nunca tinha feito antes para uma série de drama.

A temporada consiste de dez episódios. As filmagens começaram no final de julho de 2015 e foram concluídas em 17 de dezembro de 2015.[2][3] David Benioff e D.B. Weiss retornaram como produtores executivos e showrunners para ambas as temporadas 5 e 6, tendo assinado um novo contrato de 2 anos com a HBO no começo de 2014.

A temporada estreou em 24 de abril de 2016.

A 6ª temporada é baseada no sexto livro ainda não lançado de As Crônicas de Gelo e Fogo, The Winds of Winter, junto com um significante amontoado de materiais do quarto e quinto livro, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões, que ocorrem ao mesmo tempo mas seguem diferentes grupos de personagens.

Produção

Filmagem

Na Irlanda do Norte, a produção durou do final de julho ao final de dezembro de 2015.[4] As filmagens internas retornaram à sede da série, o Paint Hall Studios em Belfast. Enquanto isso, as filmagens fora de estúdio ocorreram nas seguintes localizações: em Garron Point (anteriormente Pedrarruna);[5] no set de Winterfell em Moneyglass;[6] em Magilligan (reprisando seu papel como o mar dothraki);[7] no set de Castelo Negro na pedreira de Magheramorne;[8] em Ballintoy (retornando como Pyke);[9] no set de um septo rural em Larne;[10] em Glenarm (anteriormente o Vale de Arryn);[11] no Porto de Carnlough (como um canal bravosi);[12] em Shane's Castle (novamente como a base do Grande Septo de Baelor);[13] em Carncastle (anteriormente os campos ao redor de Winterfell);[14] na Floresta de Aghanloo;[15] em Saintfield (como o campo da Batalha dos Bastardos);[16] no set de Correrrio em Corbet (recém-construído, uma vez que na terceira temporada o castelo foi feito apenas com os jardins do Castelo de Gosford, um set interno e uma pintura fosca distante);[17] na pedreira da Montanha Knocklayd;[15] na Baía de Murlough e em Ballycastle, no Condado de Antrim.[18]

Desde que a produção começou a utilizar a Croácia, na segunda temporada, o país tem sido o principal recurso de localizações fora da Irlanda do Norte. Entretanto, esta temporada retornou apenas para uma breve filmagem em Dubrovnik, que reaparece como Porto Real.[19] Anteriormente, Dubrovnik foi tanto Porto Real quanto Qarth, enquanto Klis, Split e Šibenik retrataram Meereen e Bravos. Em vez disso, esta temporada passou a utilizar novas localizações na Espanha.[20]

Na Espanha, as filmagens ocorreram entre o final de agosto e o final de outubro.[21] Em Girona,[22] as localizações foram o exterior da abadia de Sant Pere de Galligants (como uma ponte bravosi),[23] a Plaça dels Jurats (como um palco de teatro bravosi),[24] as ruas Ferran el Catòlic, Sant Martí and l'Escola Pia (como feiras bravosi),[25][26] outra rua local (como um beco em Vilavelha)[27] e o exterior da Catedral de Girona (como o Grande Septo de Baelor, em Porto Real).[28] Ainda na Catalunha, eles filmaram no Castelo de Santa Florentina (como Monte Chifre),[29] no Castelo de Montgrí e em Besalú.[30] Localizações posteriores foram o parque natural de Bardenas, em Navarra[31] (como o mar dothraki),[32] e o Castelo de Zafra, em Guadalajara (como a Torre da Alegria).[20] Em Peníscola, todos os locais de gravação representaram Meereen: o Portal Fosc (como uma rua delapidada),[33] a Plaza de Santa María (como um celeiro),[17] o Parque de la Artillería (como um jardim)[34] e a Plaza de Armas. Em Almeria, as filmagens ocorreram no novo set de Vaes Dothrak, em Pechina;[35] no Deserto de Tabernas (como o mar dothraki);[36] no Carste de Gesso de Sorbas;[36] na Torre da Mesa Roldán (como Meereen);[37] e na Alcazaba.[37] Por fim, filmagens sem nenhum membro do elenco ocorreram brevemente no Alcázar de Sevilha (retornando como os Jardins de Água) e na ponte romana de Córdova (novamente como a Grande Ponte de Volantis).[38]

Quando a série de TV começou, durante a primeira temporada, havia duas unidades de filmagem simultâneas — o que é incomum para a maior parte das séries de TV, que têm apenas uma unidade de filmagem — chamadas de Wolf Unit e Dragon Unit. Na terceira temporada, a produção se expandiu para incluir três unidades de filmagem, com a terceira chamada de Raven Unit. A quarta temporada, porém, voltou a usar apenas duas unidades de filmagem, e a Raven Unit foi desfeita. Wolf Unit e Dragon Unit continuaram filmando durante a quarta e quinta temporadas. Para a sexta temporada, porém, a série se expandiu novamente para empregar três unidades simultâneas de filmagem; a terceira e nova unidade foi batizada de "White Walker Unit".[39]

Duas semanas antes da estreia oficial, no tapete vermelho da premiere da temporada, David Benioff disse:

"Esta temporada foi um monstro. Filmamos 680 horas de material, o que resulta em mais de mil quilômetros de filme. Filmamos em cinco países diferentes — Irlanda do Norte, Espanha, Croácia, Islândia e Canadá. Nós empregamos 900 membros da equipe em Belfast; 400 na Espanha. Fizemos 140 revisões de roteiro. Duas unidades de filmagem rodaram por dia durante 22 semanas seguidas, três unidades por dia durante 10 semanas seguidas, quatro unidades por duas semanas consecutivas. E nada disso seria possível sem a maior equipe de produção do planeta."[40]

Portanto, eles brevemente passaram a usar quatro unidades de filmagem por duas semanas (não ficou claro se a quarta unidade tinha um nome), e aparentemente voltaram para filmar algumas cenas no Canadá (possivelmente num estúdio de som, assim como na 5ª temporada, devido ao uso de lobos-atores).

Nos créditos finais dos episódios da 6ª temporada, as unidades de filmagem foram listadas como "Wolf Unit", "Dragon Unit", "White Walker Unit", e a quarta nomeada apenas como "Spain Unit" (Unidade Espanha). Não ficou claro se a quarta unidade era a White Walker Unit ou a Spain Unit, que filmou brevemente por apenas duas semanas — embora provavelmente tenha sido a White Walker Unit, caso o nome implique que ela tenha lidado com as cenas de Bran Stark no norte congelado, enquanto as gravações na Espanha foram drasticamente expandidas na 6ª temporada para substituir a maioria das filmagens que costumavam ser feitas na Croácia (para Porto Real, Bravos, Vilavelha etc.)

O orçamento para a série de TV foi drasticamente aumentado para a 6ª temporada, para cerca de 10 milhões de dólares por episódio (resultando em um total de 100 milhões de dólares para os 10 episódios). Na 2ª Temporada, a série alcançava uma média de cerca de 6 milhões de dólares por episódio. Benioff e Weiss tiveram de infamemente implorar à HBO, em uma conversa "constrangedora", por mais 2 milhões de dólares para filmar a climática Batalha da Água Negra ao final da 2ª temporada (e desta forma o episódio 2.09, "Água Negra", totalizou 8 milhões de dólares).[41]

Elenco

Elenco principal

Elenco recorrente

Episódios

# Imagem Título Estreia Audiência
51 601 The Red Woman "A Mulher Vermelha"
(The Red Woman)
24 de abril de 2016 7,94 milhões
Em Castelo Negro, Throne defende sua traição, enquanto Edd e Davos defendem a si mesmos. Theon e Sansa fogem do frio e de cachorros. Daenerys encontra um homem poderoso. Cersei reencontra sua filha. 
52 602 Home "Casa"
(Home)
1º de maio de 2016 7,29 milhões
Bran treina com o corvo de três olhos. Em Porto Real, Jaime aconselha Tommen. Tyrion exige boas notícias, mas terá que fazê-las por si mesmo. Em Castelo Negro, a Patrulha da Noite apoia Thorne.
53 603 Oathbreaker "Perjura"
(Oathbreaker)
8 de maio de 2016 7,28 milhões
Daenerys se depara com o futuro, e Bran, com o passado. Tommen enfrenta o Alto Pardal. Arya treina para se tornar Ninguém. Varys encontra uma resposta. Ramsay recebe um presente.
54 604 Book of the Stranger "Livro do Estranho"
(Book of the Stranger)
15 de maio de 2016 7,82 milhões
Tyrion sela um acordo. Jorah e Daario realizam uma tarefa difícil. Jaime e Cersei tentam melhorar sua situação.
55 605 The Door "A Porta"
(The Door)
22 de maio de 2016 7,89 milhões
Tyrion procura um aliado estranho. Bran descobre algo importante. Brienne sai em uma missão. Arya ganha uma chance de provar a si mesma.
56 606 Blood of My Blood "Sangue do Meu Sangue"
(Blood of My Blood)
29 de maio de 2016 6,71 milhões
Um velho inimigo está de volta. Gilly se reúne a família de Sam. Arya enfrenta uma escolha difícil. Jaime enfrenta o Alto Pardal.
57 607 The Broken Man "O Homem Quebrado"
(The Broken Man)
5 de junho de 2016 7,80 milhões
O Alto Pardal mira seu próximo alvo. Jaime confronta um herói. Arya tem um plano. O Norte é lembrado.
58 608 No One "Ninguém"
(No One)
12 de junho de 2016 7,60 milhões
Jaime pondera suas opções e Cersei responde um chamado. Os planos de Tyrion começam a dar frutos. Arya enfrenta um novo teste.
59 609 Battle of the Bastards "A Batalha dos Bastardos"
(Battle of the Bastards)
19 de junho de 2016 7,66 milhões
Daenerys restabelece a paz em Meereen. Em Westeros, dois bastardos nortenhos se enfrentam no campo de batalha. Sansa tem uma carta na manga.
60 610 The Winds of Winter "Os Ventos do Inverno"
(The Winds of Winter)
26 de junho de 2016 8,88 milhões
Cersei enfrenta um dia de acerto de contas em Porto Real. Mindinho revela suas intenções para Sansa. Bran incorpora o corvo de três olhos. Daenerys se prepara para o "grande jogo".

Galeria de imagens

Pôsteres dos personagens

Referências

  1. The Hollywood Reporter — 'Game of Thrones' Renewed for Two More Seasons
  2. Watchers on the Wall — Filming begins
  3. Twitter - Miguel Sapochnik
  4. Watchers on the Wall — More Cast Arrive in Northern Ireland for Season 6
  5. Watchers on the Wall — Filming begins at Garron Point
  6. Watchers on the Wall — Filming begins in Magilligan and Moneyglass
  7. Watchers on the Wall — Location filming in Northern Ireland begins for Game of Thrones season 6!
  8. Watchers on the Wall — Game of Thrones Filming at Castle Black set in Magheramorne
  9. Watchers on the Wall — New images of Game of Thrones filming in Northern Ireland, plus huge spoilers for season 6!
  10. Watchers on the Wall — Game of Thrones Larne set revealed; more set updates from Girona and Almeria
  11. Watchers on the Wall — Filming this week in Glenarm
  12. BelfastLive — Game of Thrones star Maisie Williams snapped filming scenes in Carnlough Harbour
  13. Watchers on the Wall — Game of Thrones returns to Shane’s Castle for season 6
  14. Watchers on the Wall — Game of Thrones filmed a season 6 scene recently with 400 extras
  15. 15,0 15,1 Watchers on the Wall — Game of Thrones Saturday news roundup: video, casting and spoilers!
  16. Watchers on the Wall — Exclusive! Exciting news about Northern Ireland filming
  17. 17,0 17,1 Watchers on the Wall — Game of Thrones building riverside castle for season 6
  18. Watchers on the Wall — New Northern Ireland locations spoilers for season 6 and an update on Mesa Roldán
  19. Watchers on the Wall — Lena Headey on the set of Game of Thrones in Dubrovnik!
  20. 20,0 20,1 Game of Thrones BR — Torre da Alegria confirmada na sexta temporada de Game of Thrones!
  21. Watchers on the Wall — That’s a wrap for Game of Thrones in Spain!
  22. Watchers on the Wall — Girona locations for Game of Thrones season 6 announced
  23. Twitter — Galligants Street is a Braavosi bridge
  24. Watchers on the Wall — Game of Thrones gets theatrical; plus massive spoilers for season six!
  25. Watchers on the Wall — New photos of Game of Thrones preparations in Girona!
  26. Watchers on the Wall — Maisie Williams and Faye Marsay Film Action Sequence in Girona
  27. Watchers on the Wall — Oldtown filming today confirmed; plus Nikolaj Coster-Waldau in Girona and more!
  28. Watchers on the Wall — Major King’s Landing season 6 spoilers
  29. Watchers on the Wall — Castell de Santa Florentina confirmed as Horn Hill
  30. Watchers on the Wall — New Costa Bravan Locations
  31. Watchers on the Wall — Extras casting under way with Navarre confirmed for Game of Thrones season 6
  32. Watchers on the Wall — Game of Thrones heads for Navarre and Peñíscola, and new casting info!
  33. Watchers on the Wall — The latest Game of Thrones set photos from Spain and Northern Ireland
  34. Watchers on the Wall — Game of Thrones shooting in Peñíscola begins
  35. Watchers on the Wall — New photos of Girona and Almería Game of Thrones sets in progress!
  36. 36,0 36,1 Melty — A Spoiler Avalanche Shocks Almería!
  37. 37,0 37,1 Game of Thrones BR — Veja as locações na Espanha confirmadas que veremos na 6ª temporada
  38. Watchers on the Wall — Game of Thrones returns to the Alcázar and the Roman bridge of Córdoba
  39. Watchers on the Wall — Game of Thrones offers up “Inside GOT: Behind the VFX” after the premiere!
  40. Game of Thrones BR — Premiere da 6ª temporada de Game of Thrones em Los Angeles
  41. TechInsider — Each episode of 'Game of Thrones' season 6 costs a crazy amount,